Elementos melódicos e harmônicos recorrentes em Notas Irresponsáveis de Bruno Kiefer: uma abordagem Pós-Tonal

Autores

  • Vinicius Dias Prates UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.52930/mt.v4i1.78

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo analítico dos componentes melódicos e harmônicos de Notas Irresponsáveis (1986/87) para trio de flautas transversais de Bruno Kiefer (1923–1987). Utilizamos o livro Introduction to Post-Tonal Theory de Joseph N. Straus (2005) como referencial teórico com o objetivo de nos embasar na Teoria Pós-Tonal. Delimitamos os conjuntos melódicos e harmônicos de Notas Irresponsáveis tendo como critério parâmetros motívicos e texturais presentes na obra. Uma vez identificados os agrupamentos sonoros e analisados conforme com a Teoria Pós-Tonal, buscamos categorizá-los de acordo com suas ocorrências em cada uma das seções da composição. Entre os conjuntos mais recorrentes observamos a presença de formações octatônicas, cromáticas e pseudo-cromáticas além de agrupamentos com características diatônicas. Através dos resultados de nossas análises, procuramos entender quais são os elementos melódicos e harmônicos característicos do compositor, bem como encontrar traços em comum entre a peça escolhida para este artigo e o repertório investigado por Gerling (2001) e Mayer (2005), autores que estudaram a obra de Kiefer sob a ótica Pós-Tonal. Verificamos que, assim como em nossa literatura de apoio, os componentes octatônicos, agrupamentos em terças menores e trítonos surgem como elementos preferenciais do compositor em Notas Irresponsáveis. Observamos que, assim como demonstrado nos estudos de Mayer (2005), a terça menor se apresenta como componente de autocitação no trio de flautas de Kiefer.

Referências

Berry, Wallace. 1987. Structural functions in music. New York: Dover Publications, Inc.

Cardassi, Luciane. 1998. A música de Bruno Kiefer: "terra", "vento", "horizonte" e a poesia de Carlos Nejar. Dissertação de Mestrado em Música. Porto Alegre: Instituto de Música, UFRGS.

Cardassi, Luciane. 2004. Autocitação no processo composicional de Bruno Kiefer. Goiânia: Música Hodie, v. 4, n. 1, p. 11–27.

Forte, Allen. 1973. The Structure of Atonal Music. London, New Haven and London: Yale University Press.

Frobenius, Wolf; Cooke, Peter; Bithell, Caroline; Zemtsovsky, Izaly. 2001. Polyphony. Grove Music Online.

Gerling, Cristina Capparelli. 2001. Terra Selvagem, Lamentos da terra e Alternâncias: o componente octatônico nas últimas três peças para piano de Bruno Kiefer. Belo Horizonte: PerMusi Revista de Performance Musical, n. 4, p. 52–71.

Hyer, Brian. 2001. Homophony. Grove Music Online.

Kiefer, Bruno. 1986/87. Notas Irresponsáveis. Porto Alegre: manuscrito, partitura.

Mann, Alfred; Wilson, J. Kenneth; Urguhart, Peter. 2001. Canon. Grove Music Online.

Mayer, Germano G. 2005. Seis Pequenos Quadros (1981) de Bruno Kiefer: relações intervalares e outros parâmetros a partir da teoria dos conjuntos e gestos musicais. Dissertação de Mestrado em Música. Porto Alegre: Instituto de Artes, UFRGS.

Prates, Vinicius Dias; Winter, Leonardo Loureiro; Carvalho, Any Raquel. 2014. Recorrências rítmico-melódicas na produção composicional para flauta de Bruno Kiefer. Vitória: ABRAPEM, v. 1, n. 1, p. 388–393.

Prates, Vinicius Dias. 2015. Elementos melódicos e gestuais recorrentes em duas peças para flauta transversal de Bruno Kiefer: Notas Soltas e Notas Irresponsáveis. Dissertação de Mestrado em Música. Porto Alegre: Instituto de Artes, UFRGS.

Prates, Vinicius Dias. 2017. Elementos gestuais recorrentes em Notas Soltas para flauta transversal solo de Bruno Kiefer. Curitiba: Revista Vórtex, v. 5, n.1, p. 1–19.

Prates, Vinicius Dias; WINTER, Leonardo Loureiro. 2018. Estudo sobre o aspecto gestual em Notas Irresponsáveis para trio de flautas transversais de Bruno Kiefer. Caderno de Resumos do V Simpósio Internacional de Música Ibero-Americana. Manaus: UEA, p. 67–68.

Straus, Joseph N. 2005. Introduction to Post-Tonal Theory. 3º ed. New Jersey: Prentice-Hall Upper Saddle River.

Wilson, Charles. 2001. Octatonic. Grove Music Online.

Downloads

Publicado

2019-09-09

Edição

Seção

Artigos