Sobre a Revista
MUSICA THEORICA é um periódico eletrônico publicado semestralmente pela Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical (TeMA). É uma revista acadêmica, criada na Assembleia da TeMA de 2015, que tem como missão fomentar a produção de conhecimento científico na área de teoria e análise musical, promovendo a difusão de pesquisas e estimulando o diálogo com áreas afins. Está comprometida, portanto, com a divulgação de resultados de pesquisa na área de teoria e análise musical, publicando artigos científicos que reflitam o estado atual de conhecimento da área. Atende a um perfil diversificado de leitores que atuam em áreas como a teoria da música, a análise musical, a musicologia sistemática e histórica, os processos criativos e perceptivos em música, além da pedagogia musical e os estudos culturais em geral nas áreas de interesse da TeMA. A publicação adota o Acordo Ortográfico de 1990, assinado pela Comunidade de Países de Língua Portuguesa, e as normas internacionalmente utilizadas da SMT - Society for Music Theory para referências e demais critérios de formatação. Recebe contribuições do Brasil e do exterior em fluxo contínuo, e é publicada em um volume anual com duas edições cujos meses de referência são janeiro–junho (número 1) e julho–dezembro (número 2).
MUSICA THEORICA é um periódico arbitrado e recebe artigos em português, inglês e espanhol. Seu Conselho Editorial, bem como seus eventuais pareceristas ad hoc, recebem e avaliam continuamente os trabalhos submetidos para publicação, em processo de avaliação duplo-cega, garantido pelo sistema em que está implantado (PKP Open Journal Systems/ IBICT-SEER). A editoria da Revista compromete-se a comunicar ao autor o resultado da avaliação do artigo no prazo de 30 a 60 dias a partir do aviso de recebimento da submissão. Para dar início ao processo de submissão de trabalhos, os autores devem estar cadastrados no sistema (formulário eletrônico encontrado em “Cadastro” no menu superior da página eletrônica da Revista) e fazer login em “Página do Usuário” (menu superior) — onde os autores podem também acompanhar o processo editorial em curso. Os textos submetidos devem atender às normas descritas na seção “Diretrizes para Autores”.
Processo de Avaliação por Pares
Os artigos submetidos à MUSICA THEORICA passam por uma avaliação inicial do editor e do conselho editorial, a fim de analisar se há pertinência temática com o foco e o escopo da Revista, além de se identificar a subárea em que se inscrevem. Numa segunda etapa, cada artigo aceito para avaliação é então encaminhado a dois pesquisadores reconhecidos como especialistas no domínio de conhecimento em questão, para a emissão de parecer conclusivo que poderá recomendar o aceite (com ou sem sugestões de alterações) ou a recusa do trabalho. Caso haja algum tipo de divergência entre os pareceres, o artigo é encaminhado a um terceiro avaliador.
A editoria de MUSICA THEORICA recomenda aos avaliadores considerar os seguintes parâmetros para a orientação da avaliação:
(1) A relevância do trabalho, tendo em vista sua atualidade e seu potencial de contribuição com a ampliação do conhecimento na área de teoria e análise musical;
(2) A adequação do conteúdo e da estrutura textuais, considerando-se aspectos como clareza dos objetivos, fluência e consistência da argumentação, rigor na abordagem teórico-metodológica e na fundamentação da pesquisa, coerência entre objetivos e resultados apresentados, e qualidade técnica dos elementos gráficos e sonoros vinculados ao texto principal;
(3) A qualidade das referências bibliográficas citadas, verificando-se a consistência da interlocução com a produção da área, assim como a relevância e a atualidade dos trabalhos referenciados no texto;
(4) A pertinência da formatação do texto, considerando as normas estabelecidas pela publicação, e a qualidade de conteúdos como título (clareza, concisão e coerência com o conteúdo do texto), resumo (síntese do conteúdo, salientando objetivos, referencial teórico e/ou metodologia, e resultados), palavras-chave (como descritores de conteúdo), qualidade da tradução do resumo e das palavras-chave.
Ao final da avaliação os pareceristas devem emitir seu parecer sobre o artigo submetido com uma das seguintes recomendações ao Editor:
- Aprovado para publicação sem alterações
- Recomendado para publicação com sugestão de alterações
- Recomendado para publicação desde que feitas as alterações exigidas
- Não recomendado para publicação
Em todos esses quatro casos os pareceres devem ser circunstanciados. As recomendações ou exigências de alterações mencionadas nas categorias B e C devem ser justificadas com ampla consistência na argumentação e na análise dos resultados da pesquisa, não bastando emitir opiniões genéricas ou superficiais. Especialmente no caso D, solicita-se ao avaliador uma necessária fundamentação para a recusa, baseada nos tópicos de avaliação 1 a 4.
Periodicidade
Semestral (junho e dezembro)
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Conselho Editorial
Carole Gubernikoff - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO
Celso Loureiro Chaves - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS
Fausto Borém de Oliveira - Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG
Janet Schmalfeldt - Tufts University
João Pedro Paiva de Oliveira - Universidade de Aveiro, Portugal
Jonathan Dunsby - Eastman School of Music, Rochester
José Oliveira Martins - Universidade Católica de Portugal, Porto
Ludwig Holtmeier - Hochschule fuer Musik Freiburg
Lawrence Kramer - Fordham University
Maria Alice Volpe - Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ
Maria Lucia Paschoal - Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP
Mark Evan Bonds - University of North Carolina
Michael Klein - Temple University
Michiel Schuijer - Amsterdan University of Arts, Conservatorium van Amsterdam
Miguel Roig-Francolí - University of Cincinnati
Paulo de Tarso Salles - Universidade de São Paulo, USP
Paulo Costa Lima - Universidade Federal da Bahia, UFBA
Diretoria 2019-20 da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical (TeMA)
Presidente: Rodolfo Coelho de Souza, USP
Vice-Presidente: Maria Lúcia Pascoal, UNICAMP
Secretário: Guilherme Sauerbronn de Barros, UDESC
Tesoureiro: Cássia Carrascoza Bomfim, USP
Editor: Norton Dudeque, UFPR
Corpo de Pareceristas Ad Hoc
Acácio Tadeu Piedade, UDESC
Achille Guido Picchi, UNESP
Anselmo Guerra de Almeida, UFG
Adriana Lopes Moreira, USP
Antenor Ferreira Correa, UNB
Any Raquel Souza de Carvalho, UFRGS
Carlos de Lemos Almada, UFRJ
Carole Gubernikoff, UNIRIO
Cristina Capparelli Gerling, UFRGS
Damián Keller, UFAC
Didier Guigue, UFPB
Edson Hansen Sant’Ana, UFMS
Elizabeth West Marvin, Eastmann School of Music
Fausto Borém, UFMG
Felipe de Almeida Ribeiro, UNESPAR
Flávio Apro, UEM
Flavio Santos Pereira, UNB
Gabriel Henrique Navia, UNILA
Gabriel Venegas Carro, Universidad de Costa Rica
Guilherme Sauerbronn de Barros, UDESC
Ilza Costa Nogueira, UFPB
João Pedro de Oliveira, UFMG
José Orlando Alves, UFPB
Liduino Pitombeira, UFRJ
Luis Felipe Oliveira, UFMS
Marcos Nogueira, UFRJ
Maria Alice Volpe, UFRJ
Maria Lúcia Pascoal, UNICAMP
Michael L. Klein, Temple University
Norton Dudeque, UFPR
Paulo de Tarso Salles, USP
Paul Rudy, University of Kansas
Pauxy Gentil-Nunes, UFRJ
Ricardo Mazzini Bordini, UFMA
Robert Hatten, University of Texas at Austin
Rodolfo Coelho de Souza, USP
Victor Lazzarini, Maynooth University
Zélia Chueke, UFPR