Investigando os sistemas de afinação de Harry Partch e Ben Johnston

Autores

  • Charles Klippel Neimog Universidade Estadual do Paraná
  • Felipe de Almeida Ribeiro Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.52930/mt.v1i2.15

Resumo

Este artigo tem por objetivo examinar os sistemas de afinação de Harry Partch (1901-1974) e de Ben Johnston (1926-) com a finalidade de emergir suas estruturas. Busca-se também investigar uma vertente pouco difundida da música americana, com forte fundamento na matemática e acústica musical. Este artigo baseia-se principalmente nos escritos destes dois compositores, assim como em partituras publicadas pelos mesmos. A pesquisa é parte das ações do Grupo de Pesquisa Núcleo Música Nova (CNPq/UNESPAR).

Biografia do Autor

Charles Klippel Neimog, Universidade Estadual do Paraná

Discente do curso de graduação Composição e Regência pela UNESPAR, formado em Liderança Comunitária com ênfase em Música pela ADL (Associação Diacônica Luterana). Realizou Iniciação Científica sob orientação do Dr. Felipe de Almeida Ribeiro (Unespar) e é membro do Grupo de Pesquisa Núcleo Música Nova (CNPq/Unespar).

Felipe de Almeida Ribeiro, Universidade Estadual do Paraná

Felipe de Almeida Ribeiro é Doutor em Composição Musical (Ph.D.) pela State University of New York at Buffalo (Estados-Unidos), onde estudou composição e computação musical sob a orientação de Cort Lippe. Em 2008, Ribeiro obteve o título de mestre na University of Victoria (Canadá) estudando composição com Dániel Péter Biró e Gordon Mumma, além de computação musical com Andrew Schloss. Sua música tem sido executada e premiada em festivais e salas de concerto nos Estados-Unidos, Canadá, Alemanha, Hungria, Brasil, Inglaterra, México, Argentina, e interpretada por artistas como o Ralf Ehlers (Arditti Quartet), New York New Music Ensemble (EUA), Luciane Cardassi (Brasil/Canadá), Norbbotten Neo (Suécia), Thresensemble (Hungria), Catarina Domenici (Brasil), Iracema de Andrade (Brasil/México), Arditti Quartet (Reino Unido), Jack Quartet (EUA), Bozzini Quartet (Canadá), Jean Kopperud (EUA), Aventa Ensemble (Canadá), Nieuw Ensemble (Holanda), Magnus Anderson, Pascal Gallois e Rohan de Saram. Atualmente é Professor Adjunto B na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, lecionando composição, teoria, acústica e tecnologia musical. É líder do Grupo de Pesquisa Núcleo Música Nova, coordenador do LaMuSA (Laboratório de música, sonologia e áudio da Embap), editor da Revista Vórtex (ISSN 2317-9937) e coordenador geral do SiMN (Simpósio Internacional de Música Nova).

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Publicado

2017-04-26

Edição

Seção

Artigos