Espaço, materiais e forma no teatro musical pós-1960: composição e dramaturgia em obras de Mendes, Kagel e Aperghis

Authors

DOI:

https://doi.org/10.52930/mt.v4i1.92

Abstract

O teatro musical pós-1960 integrou as investigações composicionais das vanguardas musicais. Procedeu a uma renovação de perspectivas que abarca sonoridades e técnicas desenvolvidas nos anos 1950 para expandi-las, na direção da exploração de elementos não-sonoros da performance musical. Ao colocar em jogo enção e organização de materiasi elementos de teatralidade, abriu-se a possibilidade de considerar a relação entre composição ? invenção e organização de materiais sonoros ? e dramaturgia, entendida de maneira ampla, como organização de eventos cênicos. Este ensaio discute três aspectos das abordagens composicionais no limiar música/gesto: a situação de performance musical como espaço cênico; a seleção, invenção e organização de materiais como jogo cênico; estrutura (divisibilidade em partes) e forma (conteúdos e suas continuidades) como encenação. A concretização desses aspectos em obras específicas dos três compositores ? Mendes, Kagel e Aperghis ? revela a aproximação entre composição e dramaturgia principalmente por meio da aplicação de critérios e procedimentos composicionais musicais aos materiais cênicos; e da construção e deslizamento de sentidos narrativos na performance musical.

Author Biography

Heitor Martins Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Heitor Martins Oliveirapossui bacharelado em Música/Regência, licenciatura em Educação Artística pela Universidade de Brasília (2002 e 2006), mestrado em Música/Composição - Texas State University (2004), título reconhecido no Brasil pela Universidade Federal de Goiás (2008), e doutorado em Música/Composição pelo Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018), sob orientação do Prof. Dr. Celso Loureiro Chaves. Atualmente é docente da Universidade Federal do Tocantins, vinculado à área de Artes e Filosofia do câmpus de Palmas. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música e Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: composição musical, teoria e análise musical. Mantém atividade constante como compositor de música para a sala de concerto, artes cênicas e audiovisual. Foi selecionado pelo programa Rumos Itaú Cultural 2017-2018, com o projeto Coletivo N·S·L·O: colaboração compositor-intérpretes na criação musical contemporânea.

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Published

2019-09-09