Os Quatro Temperamentos: uma Proposta Analítica da Expressão Musical Referenciada na Obra Thema mit vier Variationen de Paul Hindemith

Autores

  • Luciano de Freitas Camargo Universidade de São Paulo
  • Paulo de Tarso Salles Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.52930/mt.v1i1.9

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta analítica da expressão musical a partir da teoria dos quatro temperamentos com uma abordagem contemporânea. Partindo da referência da obra Thema mit vier Variationen “Die vier Temperamente” de Paul Hindemith, onde o compositor realiza quatro variações sobre um tema flexionadas de acordo com os quatro temperamentos – sanguíneo, fleumático, melancólico e colérico - este estudo propõe o estabelecimento de parâmetros musicais determinantes para a flexão emocional da expressão musical. Estes parâmetros são deduzidos das referências da música de Paul Hindemith cruzadas com outras referências históricas da música ocidental, permitindo identificar um Zeitgeist emocional revelado na música.

Downloads

Publicado

2016-08-27

Edição

Seção

Artigos