O Desvio no Fluxo Composicional
DOI:
https://doi.org/10.52930/mt.v4i1.79Abstract
Neste texto buscamos compreender, no contexto dos processos criativos em composição musical, as características do desvio no fluxo composicional a partir da perspectiva do virtual deleuziano. Acreditamos que a manifestação do desvio é um acontecimento inevitável dentro do fluxo criativo que, ao produzir diferença por meio da atualização, promove uma dessemelhança entre o que é criado e o que é pensado. Neste caso, a atualização contribuiria para um processo mais espiralar do que linear, em oposição à imagem do fluxo criativo como um trajeto teleológico em linha reta (que iria das ideias para os estados de coisas).
References
Aristóteles. 2018. Metafísica. São Paulo: Edições Loyola.
Assis, Paulo de. 2018. Virtual works–Actual things. In: Essays in music ontology, p. 19–43. Leuven: Leuven University Press.
Bergson, Henri. 2006. O pensamento e o movente. São Paulo: Martins Fontes.
______________. 1990. Matéria e memória. São Paulo: Martins Fontes.
Deleuze, Gilles. 2018. Diferença e Repetição. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra.
______________. 2012. Bergsonismo. São Paulo: 34.
______________. 2002. A imanência: uma vida… In: Educação e Realidade, n. 27, v. 2, p. 10–18.
______________. 2011. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva.
Deleuze, Gilles; Guattari, Felix. 2012. Mil platôs, v. 4. São Paulo: 34.
__________________________. 2010. O que é a filosofia? São Paulo: 34.
Deleuze, Gilles; Parnet, Claire. 1998. Diálogos. São Paulo: Editora Escuta.
Döbereiner, Luc. 2014. The virtuality of the composition model: Varèse with Deleuze. In: Acta Musicologica, v. 86, Fasc. 2, p. 267–285.
Durozoi, Gérard; Roussel, André. 1993. Dicionário de filosofia. Campinas: Papirus.
Ferraz, Silvio. 2005. Livro das sonoridades: notas dispersas sobre composição. Rio de Janeiro: 7Letras.
Henriques, Fernando Meireles Monegalha. 2016. O atual e o virtual em Bergson e Deleuze. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de São Carlos.
Klee, Paul. 1971. Teoria del arte moderno. Buenos Aires: Ediciones Caldén.
Lévy, Pierre. 2011. O que é o virtual. 2ª edição. São Paulo: Editora 34.
Salles, Cecília Almeida. 1998. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: FAPESP.
____________________. 2006. Redes de criação: construção da obra de arte. São Paulo: Editora Horizonte.
Willgross, Richard. 2012. Creativity in contemporary art music composition. International Review of the Aesthetics and Sociology of Music, v. 43, n. 2, p. 423–437.