O Desvio no Fluxo Composicional

Autores

  • Bruno Yukio Meireles Ishisaki UNICAMP
  • Denise H. L. Garcia

DOI:

https://doi.org/10.52930/mt.v4i1.79

Resumo

Neste texto buscamos compreender, no contexto dos processos criativos em composição musical, as características do desvio no fluxo composicional a partir da perspectiva do virtual deleuziano. Acreditamos que a manifestação do desvio é um acontecimento inevitável dentro do fluxo criativo que, ao produzir diferença por meio da atualização, promove uma dessemelhança entre o que é criado e o que é pensado. Neste caso, a atualização contribuiria para um processo mais espiralar do que linear, em oposição à imagem do fluxo criativo como um trajeto teleológico em linha reta (que iria das ideias para os estados de coisas).

 

Biografia do Autor

Bruno Yukio Meireles Ishisaki, UNICAMP

Bacharel em Música Popular (UNICAMP), Especialista em Composição Musical (FMCG), Mestre em Música e doutorando pela UNICAMP.

Referências

Aristóteles. 2018. Metafísica. São Paulo: Edições Loyola.

Assis, Paulo de. 2018. Virtual works–Actual things. In: Essays in music ontology, p. 19–43. Leuven: Leuven University Press.

Bergson, Henri. 2006. O pensamento e o movente. São Paulo: Martins Fontes.

______________. 1990. Matéria e memória. São Paulo: Martins Fontes.

Deleuze, Gilles. 2018. Diferença e Repetição. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra.

______________. 2012. Bergsonismo. São Paulo: 34.

______________. 2002. A imanência: uma vida… In: Educação e Realidade, n. 27, v. 2, p. 10–18.

______________. 2011. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva.

Deleuze, Gilles; Guattari, Felix. 2012. Mil platôs, v. 4. São Paulo: 34.

__________________________. 2010. O que é a filosofia? São Paulo: 34.

Deleuze, Gilles; Parnet, Claire. 1998. Diálogos. São Paulo: Editora Escuta.

Döbereiner, Luc. 2014. The virtuality of the composition model: Varèse with Deleuze. In: Acta Musicologica, v. 86, Fasc. 2, p. 267–285.

Durozoi, Gérard; Roussel, André. 1993. Dicionário de filosofia. Campinas: Papirus.

Ferraz, Silvio. 2005. Livro das sonoridades: notas dispersas sobre composição. Rio de Janeiro: 7Letras.

Henriques, Fernando Meireles Monegalha. 2016. O atual e o virtual em Bergson e Deleuze. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de São Carlos.

Klee, Paul. 1971. Teoria del arte moderno. Buenos Aires: Ediciones Caldén.

Lévy, Pierre. 2011. O que é o virtual. 2ª edição. São Paulo: Editora 34.

Salles, Cecília Almeida. 1998. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: FAPESP.

____________________. 2006. Redes de criação: construção da obra de arte. São Paulo: Editora Horizonte.

Willgross, Richard. 2012. Creativity in contemporary art music composition. International Review of the Aesthetics and Sociology of Music, v. 43, n. 2, p. 423–437.

Downloads

Publicado

2019-09-09

Edição

Seção

Artigos