Caleidoscópio rítmico de Olivier Messiaen: visões, desleituras e reconcepções das teorias do tempo

Autores

  • Miriam Carpinetti Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.52930/mt.v3i1.74

Resumo

Neste artigo, são comentadas as reconcepções das teorias do tempo realizadas por Messiaen e contextualizadas no amplo repertório de teorias criadas no século XX. Na argumentação, são enfatizados processos utilizados frequentemente pelo compositor como o empréstimo e a desleitura de materiais composicionais constantes em uma miríade de repertórios ocidentais e orientais, de diferentes períodos históricos. Também são apresentados excertos de suas composições, acompanhados de suas considerações e as de outros estudiosos de sua obra, para relacionar sua produção teórica à sua composição musical. São apontadas ferramentas que o compositor utilizou para transformar material que colheu e emprestou de outras obras. Resulta deste estudo um panorama dos processos desenvolvidos por Messiaen, cujo destaque é a utilização da rítmica aditiva em detrimento da divisível. As fontes sonoras que geram sua música amétrica são: descrição da história energética de eventos naturais; cantos de pássaros; cores rítmicas concebidas a partir de narrativas bíblicas; ritmos das novas linguagens (atonalismo, serialismo). Como aprofundamento são englobadas três fontes geralmente tratadas como elementos separados: ritmos de prosódias literomusicais antigas (pés, neumas, dêçi-tâlas).

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Publicado

2019-01-14 — Atualizado em 2023-06-07

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