A Emergência do Sujeito na Narrativa do Prelúdio Op. 28 no. 14 de Chopin

Autores

  • Vinícius Fernandes Universidade de São Paulo
  • Guto Brambilla Universidade de São Paulo
  • Fernando Iazzetta Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.52930/mt.v2i2.49

Resumo

Tomando como baliza epistemológica a teoria de narratividade musical de Byron Almén, empreendeu-se uma análise do Prelúdio para piano, op. 28 no 14 de Frederick Chopin. Entendemos esta composição como uma polifonia a duas vozes, constituída a partir da interdependência contrapontística entre elas. Percebeu-se um esforço de autonomização melódica, alcançada apenas nos últimos compassos. Concluiu-se que este processo constitui o núcleo do conflito narrativo. Sob este escopo, a estrutura desta peça revelou-se emblemática na expressão de uma questão capital à poética romântica: a urgência da emergência do sujeito diante de forças integrativas associadas a uma determinada hierarquia, seja ela política, social ou, em última instância, metafísica.

Referências

Almén, Byron. 2008. A Theory of Musical Narrative. USA: Indiana University Press.

Greimas, Algirdas J. 1973. Semântica estrutural. Tradução de H. Osakape e I. Blikstein. São Paulo: Cultrix/EdUSP.

Hood, Alison. 2014. Interpreting Chopin: Analysis and Performance. Burlington: Ashgate.

Klein, Michael L. 2009. Ironic Narrative, Ironic Reading. Journal of Music Theory, vol. 53, no 1, p. 95–136.

Leikin, Anatole. 2015. The Mistery of Chopin’s Preludes. Burlington: Ashgate.

Leite, Ricardo L. 2009. Isotopia e metaforização textual. Gragoatá no 26, p. 121-134.

Meier, Marilyn Anne. 1993. Chopin twenty-four Preludes opus 28. Doctor of Creative Arts Dissertation, School of Creative Arts, University of Wollongong. http://ro.uow.edu.au/theses/947

Nunes, Benedito. 1978. A visão romântica. In: O romantismo. Guinsburg, Jacó (Org.) São Paulo: Perspectiva.

Ogden, Aeron. 2009. Tempo, Effect and the Emergence of Line in Chopin's Prelude Op. 28 no 14. https://pt.slideshare.net/AeronOgden/tempo-effect-and-the-emergence-of-line-in-chopins-prelude-op-28-no-14. Acesso em 15/05/2017.

Tarasti, Eero. 1994. A Theory of Musical Semiotics. Bloomington: Indiana University Press.

Todorov, Tzvetan. 1971. Poética da prosa. (Trad. M. de S. Cruz). Lisboa: Edições 70.

Downloads

Publicado

2018-05-09

Edição

Seção

Artigos