The Critique That Doesn't Listen

The Reception of Arnold Schoenberg's Work in 1930s Brazil

Authors

  • Gabriel Fernandes Xavier Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.52930/mt.v9i2.318

Abstract

This study aims to evaluate the reception, critique, and circulation of Arnold Schoenberg’s work in Brazil throughout the 1930s. Based on an analysis of commentaries published in periodicals from Rio de Janeiro, the Federal Capital at the time, we observe that while the composer was recognized as a leading figure of musical modernism, his works and musical techniques remained relatively unknown to concert audiences.

Author Biography

Gabriel Fernandes Xavier, Universidade Estadual Paulista

Gabriel Fernandes Xavier (g.xavier@unesp.br) é graduado pela Faculdade Santa Marcelina, com mestrado e doutorado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Suas composições têm sido apresentadas por importantes grupos e instituições, incluindo o Percorso Ensemble, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Theatro São Pedro (SP), SESC e Itaú Cultural, entre outros. Internacionalmente, suas obras foram integradas no Gaudeamus Festival (Países Baixos), Cellomondo Project (Áustria), Eutopia Ensemble (Gênova) e Curto-circuito (Brasil-Canadá). Destacam-se entre suas premiações e comissões, a XXIV Bienal de Música Contemporânea, Orquestra Moderna e Fundação do Theatro Municipal de São Paulo. Como pesquisador, apresentou comunicações e publicou trabalhos no Festival de Música Contemporânea Brasileira (FMCB) e na ANPPOM, além de ministrar palestras e participar de mesas-redondas em instituições paulistas de ensino. Sua pesquisa atual investiga questões de intertextualidade, crítica da reificação e sociologia da música sob a perspectiva de composição e análise musical.

Published

2024-12-29