Music Analysis of Grazyna Bacewicz’s Polish Caprice (1949) for solo violin

Authors

  • Nathália Gidali Universidade de São Paulo
  • Adriana Lopes da Cunha Moreira Universidade de São Paulo
  • Eliane Tokeshi Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.52930/mt.v9i2.298

Abstract

This article presents a formal and stylistic analysis of the work Polish Caprice (1949) for solo violin by the composer Grazyna Bacewicz (1909–1969). It aims to relate parameters such as form, thematic and motivic resources, rhythm, articulation, and agogics based on the concepts of Capriccio and Hauptsatz by Bonds (1991) and the descriptions of formal functions from Mathes (2007). The article mentions the quest for a sound reminiscent of popular Polish violin music, as the Polish Caprice refers to a Polish folk dance, the kujawiak. In conclusion, specificities of Bacewicz's compositional style in this work are highlighted.

Author Biographies

Nathália Gidali, Universidade de São Paulo

Nathália Gidali (ngidali@usp.br) é violinista e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade de São Paulo, com ênfase em musicologia e pesquisa em teoria e análise musical, sob orientação da Profa. Dra. Adriana Lopes da Cunha Moreira. Em seu mestrado, desenvolve uma pesquisa sobre a Sonata para Violino e Piano (1952) da compositora Galina Ustvolskaya, com financiamento do Programa de Excelência Acadêmica da CAPES. Graduada em Música pela Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP), com bacharelado em Instrumentos de Cordas e ênfase em Violino, Nathália desenvolveu Iniciação Científica entre 2020 e 2021 sob orientação da Profa. Dra. Eliane Tokeshi, financiada pelo Programa Unificado de Bolsas de Estudo da USP. Em 2024, participou de congressos importantes, como o da ABRAPEM, com o tema “A potencialidade didática do Capricho Polonês (1949) de Grazyna Bacewicz”, e da ANPPOM, com o trabalho “O cânone musical ocidental e a exclusão do Outro”.

Adriana Lopes da Cunha Moreira, Universidade de São Paulo

Livre-docente, é Professora Doutora Associada no Departamento de Música (CMU) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP, 2004-) e no Programa de Pós-Graduação em Música da ECA-USP (2010-). É coordenadora da Graduação (2023-) e membro da Comissão de Coordenação do Curso (CoC, 2009-10, 2015-); vice-coordenadora da Comissão de Pós-Graduação em Música (PPGMUS-ECA-USP, 2013-2017, 2021-) e membro titular da Comissão de Coordenação do Programa (CCP, 2013-2017, 2021-); coordenadora do Grupo de Pesquisa TRAMA: Teoria e Análise Musical (ECA e CNPq, 2015-, com organização de 114 palestras entre 2016-2022); fundadora e co-coordenadora do Laboratório PAM de Percepção, História, Estética e Análise Musical (CMU, 2008-); membro dos Conselhos Editoriais dos periódicos científicos Súmula: Revista de Teoría y Análisis Musical (Espanha, 2022-), OPUS (ANPPOM, 2015-), ORFEU (UDESC, 2015-) e Revista Música (USP, 2015-); membro dos Conselhos Fiscais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM, 2022-23) e da Sociedade Jundiaiense de Cultura Artística (SJCA, 2021-). Anteriormente, foi: co-coordenadora dos Encontros Internacionais de Teoria e Analise Musical, EITAM (2009, 2011, 2013, 2017, 2019); editora-chefe de publicações da ANPPOM (2011-15), que englobam Revista OPUS (Qualis-CAPES A1), série Pesquisa em Música no Brasil e coordenação científica dos congressos anuais; membro da Comissão Editorial do Art Research Journal, ARJ (2012-17); co-proponente da Série Didático-Musical (EDUSP e Ed. UNICAMP) e tradutora dos títulos "Percepção musical: prática auditiva para músicos" (Benward; Kolosick, 2009) e "Percepção musical: leitura cantada à primeira vista" (Carr; Benward, 2011); colaboradora externa do Caravelas, Núcleo de Estudos da Historia da Música Luso-Brasileira, FCSH-UNL, Portugal (2012); da Comissão de Elaboração e Realização da Prova de Aptidão em Música do CMU-ECA-USP no Vestibular da FUVEST foi consultora (2011-13), presidente (2007-10) e vice-presidente (2005-06); foi coordenadora (2017-21) e vice-coordenadora (2005-10, 2021-23) da Comissão de Graduação do CMU (2005-10), coordenadora da Comissão de Pesquisa do CMU (2012-14) e vice-chefe do Departamento de Música da ECA (2010-11); membro suplente do Conselho Técnico Administrativo (CTA-ECA-USP, 2019-2023), representante titular dos Professores Associados (2021-23), dos Professores Doutores (2009-11, 2013-17) e representante suplente dos Professores Mestres junto ao Conselho Departamental do CMU (2005-07); membro representante da ANPPOM junto ao Comitê Brasileiro de Informação e Documentação, ABNT/CE-14 (2011-12), membro da Comissão da Biblioteca da ECA (2012-13), coordenadora de Comunicação do CMU (2006-08); membro representante do CMU junto à Comissão de Elaboração do Projeto Acadêmico da ECA-USP (2018) e ao Grupo de Trabalho Edições da ECA (2005). Possui Doutorado em Música/ Análise Musical (UNICAMP, 2008); Mestrado em Artes-Música/ Fundamentos Teóricos (UNICAMP, 2002) e Graduação em Música/ Instrumento Piano (UNICAMP, 1993). A ênfase de seu trabalho está voltada a estudos sobre Teoria, Análise e Percepção Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: Música dos Séculos XX e XXI; Almeida Prado; Olivier Messiaen; Piano.

Eliane Tokeshi, Universidade de São Paulo

Eliane Tokeshi (eliane@usp.br) é violinista com uma carreira multifacetada que abrange atuações como camerista, solista e pedagoga. Vencedora de diversos concursos, desenvolve trajetória artística de destaque. Tem realizado várias estreias de obras, consequência de destacado trabalho voltado para a valorização do repertório brasileiro e contemporâneo. Gravou os CDs Obras para Violino e Piano de César Guerra-Peixe (selo YB), Sons das Américas como integrante do Núcleo Hespérides (selo SESC) e Fragmentos de um Inverno Solar com o Trio Tokeshi-Rosas-Bazarian (PROAC/SP). Bacharel pela UNESP, deu continuidade a seus estudos na Boston University e na Northwestern University, onde concluiu, respectivamente, os cursos de mestrado e doutorado em violino. É professora de violino do Departamento de Música da Universidade de São Paulo.

Published

2024-12-29