Everyday Musical Creativity

Authors

  • Damián Keller Núcleo Amazônico de Pesquisa Musical (NAP) – Grupo de Música Ubíqua
  • Ivan Simurra Núcleo Amazônico de Pesquisa Musical (NAP) – Grupo de Música Ubíqua
  • Marcello Messina Núcleo Amazônico de Pesquisa Musical (NAP) – Grupo de Música Ubíqua

DOI:

https://doi.org/10.52930/mt.v8i2.274

Abstract

The article explores musical creativity in everyday contexts, moving away from specialized musical settings. It focuses on laypeople's involvement in music through the use of creative technologies and processes in their daily lives. Based on ubiquitous music (ubimus) and aiming at the inclusion of laypeople in creative activities, the paper discusses everyday musical creativity, its theoretical and methodological foundations, along with practical applications, including a case study with the SoundSphere prototype. The findings highlight variability in participant evaluations of originality and relevance of creative products. The study concludes by emphasizing the need for methodological adjustments to better understand everyday musical creativity, pointing to future research directions in this emerging field.

Author Biographies

Damián Keller, Núcleo Amazônico de Pesquisa Musical (NAP) – Grupo de Música Ubíqua

Damián Keller is an associate professor of music technology at the Federal University of Acre and the Federal University of Paraiba. He is founder and member of the Amazon Center for Music Research (NAP). He is also a cofounder of the research network Ubiquitous Music Group. His artistic and theoretical proposals target the development of computational tools to make creative musical experiences accessible to everyone, everywhere.

Ivan Simurra, Núcleo Amazônico de Pesquisa Musical (NAP) – Grupo de Música Ubíqua

Ivan Simurra é compositor, pesquisador e realiza manipulações eletrônicas em Música Pop (DJ). É Doutor pelo Instituto de Artes - IA/UNICAMP com ênfase em Processos Criativos, sob a orientação de Jônatas Manzolli, com o financiamento da FAPESP e CAPES-FAPESP, Mestre em Processos Criativos no Instituto de Artes-IA/UNICAMP, sob orientação de Silvio Ferraz, com o financiamento CAPES-FAPESP, e Bacharel em Composição Musical. Professor de Tecnologia, Orquestração e Criação Musical, têm direcionado seus trabalhos em ciência, tecnologia, análise musical e composição de música instrumental acústica, mista com eletrônica e puramente eletrônica, com auxílio do computador centrada no timbre e a interação colaborativa mediada pela tecnologia, juntamente com modalidades cruzadas de percepção. A arte computacional generativa tem sido empregada como uma ferramenta para conduzir estudos e experimentos que exploram aspectos como a iconicidade, correlatos e mecanismos subjacentes à criação e análise musical, com ênfase na percepção sonora/visual e na dimensão simbólica da música. Participou de diversos festivais, masterclasses e workshops. Desenvolveu sua pesquisa de pós-doutoramento no Departamento de Computação do Instituto de Matemática e Estatística-IME/USP sob a supervisão do Prof. Dr. Marcelo Gomes de Queiroz. Desenvolve pesquisa de pós-doutorado no Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas-CECS em parceria com o Centro de Matemática, Computação e Cognição-CMCC, ambos da UFABC, sob a supervisão dos Profs. Drs. João Ricardo Sato e Patrícia Vanzella. Obteve prêmios por suas composições durante a Bienal de Música Brasileira Contemporânea-FUNARTE e no III Concurso Internacional de Composição Musical, em Tomsk/Rússia. Ademais, suas obras são executadas no Brasil, Argentina, Chile, Estados Unidos, Israel e Rússia. Atualmente é Professor Adjunto do Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre (CELA/UFAC), onde atua no curso de Licenciatura em Música.

Marcello Messina, Núcleo Amazônico de Pesquisa Musical (NAP) – Grupo de Música Ubíqua

Marcello Messina possui graduação em Lingue e Culture Europee (Línguas e Culturas Europeias) - Università degli Studi di Catania (2006), mestrado em Lingue e Letterature Moderne (Línguas e Literaturas Modernas) - Università degli Studi di Torino (2009), mestrado em Composition (Composição Musical) - University of Leeds (2009) e doutorado em Composition (Composição Musical) - University of Leeds (2013). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música e Letras.

Published

2023-12-31