Criatividade musical cotidiana

Autores

  • Damián Keller Núcleo Amazônico de Pesquisa Musical (NAP) – Grupo de Música Ubíqua
  • Ivan Simurra Núcleo Amazônico de Pesquisa Musical (NAP) – Grupo de Música Ubíqua
  • Marcello Messina Núcleo Amazônico de Pesquisa Musical (NAP) – Grupo de Música Ubíqua

DOI:

https://doi.org/10.52930/mt.v8i2.274

Resumo

O artigo explora a criatividade musical no contexto cotidiano, fora de ambientes musicais especializados. O estudo foca a participação de pessoas leigas em música utilizando tecnologias e processos criativos no seu dia a dia. Com base na música ubíqua (ubimus) e visando a inclusão de leigos em atividades criativas, o artigo discute a criatividade musical cotidiana, suas bases teóricas e metodológicas, com aplicações práticas, incluindo um estudo de caso com o protótipo SoundSphere. Os resultados destacam a variabilidade nas avaliações dos participantes em relação à originalidade e à relevância dos produtos criativos. O estudo conclui enfatizando a necessidade de ajustes metodológicos para compreender melhor a criatividade musical cotidiana indicando direções para pesquisas futuras nesse campo emergente.

Biografia do Autor

Damián Keller, Núcleo Amazônico de Pesquisa Musical (NAP) – Grupo de Música Ubíqua

Damián Keller is an associate professor of music technology at the Federal University of Acre and the Federal University of Paraiba. He is founder and member of the Amazon Center for Music Research (NAP). He is also a cofounder of the research network Ubiquitous Music Group. His artistic and theoretical proposals target the development of computational tools to make creative musical experiences accessible to everyone, everywhere.

Ivan Simurra, Núcleo Amazônico de Pesquisa Musical (NAP) – Grupo de Música Ubíqua

Ivan Simurra é compositor, pesquisador e realiza manipulações eletrônicas em Música Pop (DJ). É Doutor pelo Instituto de Artes - IA/UNICAMP com ênfase em Processos Criativos, sob a orientação de Jônatas Manzolli, com o financiamento da FAPESP e CAPES-FAPESP, Mestre em Processos Criativos no Instituto de Artes-IA/UNICAMP, sob orientação de Silvio Ferraz, com o financiamento CAPES-FAPESP, e Bacharel em Composição Musical. Professor de Tecnologia, Orquestração e Criação Musical, têm direcionado seus trabalhos em ciência, tecnologia, análise musical e composição de música instrumental acústica, mista com eletrônica e puramente eletrônica, com auxílio do computador centrada no timbre e a interação colaborativa mediada pela tecnologia, juntamente com modalidades cruzadas de percepção. A arte computacional generativa tem sido empregada como uma ferramenta para conduzir estudos e experimentos que exploram aspectos como a iconicidade, correlatos e mecanismos subjacentes à criação e análise musical, com ênfase na percepção sonora/visual e na dimensão simbólica da música. Participou de diversos festivais, masterclasses e workshops. Desenvolveu sua pesquisa de pós-doutoramento no Departamento de Computação do Instituto de Matemática e Estatística-IME/USP sob a supervisão do Prof. Dr. Marcelo Gomes de Queiroz. Desenvolve pesquisa de pós-doutorado no Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas-CECS em parceria com o Centro de Matemática, Computação e Cognição-CMCC, ambos da UFABC, sob a supervisão dos Profs. Drs. João Ricardo Sato e Patrícia Vanzella. Obteve prêmios por suas composições durante a Bienal de Música Brasileira Contemporânea-FUNARTE e no III Concurso Internacional de Composição Musical, em Tomsk/Rússia. Ademais, suas obras são executadas no Brasil, Argentina, Chile, Estados Unidos, Israel e Rússia. Atualmente é Professor Adjunto do Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre (CELA/UFAC), onde atua no curso de Licenciatura em Música.

Marcello Messina, Núcleo Amazônico de Pesquisa Musical (NAP) – Grupo de Música Ubíqua

Marcello Messina possui graduação em Lingue e Culture Europee (Línguas e Culturas Europeias) - Università degli Studi di Catania (2006), mestrado em Lingue e Letterature Moderne (Línguas e Literaturas Modernas) - Università degli Studi di Torino (2009), mestrado em Composition (Composição Musical) - University of Leeds (2009) e doutorado em Composition (Composição Musical) - University of Leeds (2013). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música e Letras.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Edição

Seção

Artigos