O processo criativo em música

ideação e discursividade

Autores

  • Ilza Nogueira Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.52930/mt.v8i2.273

Resumo

Tecendo interconexões entre a concepção da ideia e do discurso musical, este ensaio apresenta reflexões sobre a composição enquanto produto da interseção entre sociedade, academia e cultura e como ofício que requer conhecimentos técnicos diversos para a concepção do discurso, para a transmissibilidade via documentação e para a performance. Esta concepção descreve a natureza cíclica da música enquanto emergente de estímulos sócio-culturais, produção crítica e singular que finalmente retorna aos contextos contingentes de sua produção como novo estímulo e influência. Após teorizar sobre o assunto, a autora apresenta a versão filosófica sobre a criação musical do compositor baiano Fernando Cerqueira (Ilhéus, 1941).

Biografia do Autor

Ilza Nogueira, Universidade Federal da Paraíba

Ilza Nogueira é compositora e musicóloga, com especialidade no campo da teoria e análise musical. Professora Aposentada da Universidade Federal da Paraíba, desde abril de 2003 é Membro Efetivo da Academia Brasileira de Música (Cadeira 27). Pesquisadora bolsista do CNPq, desenvolve atualmente estudos teórico-analíticos centrados no tema da narratividade musical, focalizando especialmente o repertório brasileiro. Como coordenadora do projeto “Marcos Históricos da Composição Contemporânea na UFBA” (2000-2015), desenvolveu pesquisas de cunho histórico e crítico-analítico sobre o Grupo de Compositores da Bahia e sua descendência acadêmica, divulgadas em livro (Ernst Widmer, Perfil Estilístico, 1997), catálogos de obras (Ernst Widmer, Lindembergue Cardoso, Fernando Cerqueira, Agnaldo Ribeiro e Jamary Oliveira), capítulos e artigos publicados em periódicos brasileiros e estrangeiros. Como conferencista, expositora ou debatedora, apresenta-se regularmente em eventos acadêmicos no Brasil e no exterior (Portugal, Alemanha, França, Itália, Suíça, Austrália, Argentina, Chile e Cuba). Membro fundador da ANPPOM e sua primeira Presidente (5.1988 - 4.1990), também fundou e foi a primeira Presidente da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical – TeMA (11.2014 – 10.2018).

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Publicado

2023-12-31

Edição

Seção

Artigos