A questão da não-linearidade no âmbito da composição para jogos digitais

Autores

  • Mathews Justiniano Silva Universidade de Brasília
  • Antenor Ferreira Correa Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.52930/mt.v8i2.270

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir a respeito das peculiaridades criativas que a não-linearidade impõe aos compositores de músicas para jogos digitais. Essas demandas, apesar de haverem surgido pela característica interativa dos jogos, podem certamente fornecer material técnico e conceitual no orbe da composição convencional. De modo a embasar tais ponderações, são considerados alguns procedimentos típicos da música adaptativa, tais como loop, re-sequenciamento horizontal e sobreposição vertical.

Biografia do Autor

Mathews Justiniano Silva, Universidade de Brasília

Mestre em música pelo programa de pós-graduação em música da UnB.

Antenor Ferreira Correa, Universidade de Brasília (UnB)

Antenor Ferreira Corrêa é compositor, percussionista e Professor Associado da Universidade de Brasília. Possui pós-doutorado pela Universidade de Granada (Espanha) e pela Universidade da Califórnia, Riverside (Estados Unidos). É coordenador do MidiaLab-UnB – Laboratório de Pesquisas em Arte Computacional. Possui seis livros publicados, entre estes Análise Musical como Princípio Composicional (EdUnB, 2014), além de diversos artigos em periódicos científicos, além de CDs e DVD. Possui bolsa produtividade nível PQ2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

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Publicado

2023-12-31

Edição

Seção

Artigos