O uso de processos estocásticos como recurso criativo no desenvolvimento de um sistema composicional

Autores

  • Ana Miccolis Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.52930/mt.v7i2.229

Resumo

O desenvolvimento de sistemas composicionais (Pitombeira 2020) pode fazer uso da matemática como uma poderosa ferramenta para especificação de regras. A maior propriedade desse uso é que ela dá suporte à abstração, tornando-se um meio excelente para modelagem (Pressman 1994). Conceitos oriundos dela proporcionaram uma base para o processo composicional de Xenakis (Xenakis 1992). A estocástica, uma das áreas da matemática selecionada pelo compositor, pode ser aplicada à elaboração da arquitetura de um sistema de composição para combinar elementos pré-existentes da composição ou para trabalhar objetos musicais ou extramusicais, resultando na expansão do processo criativo. Com esse recurso, um sistema composicional markoviano denominado Dorotéia é proposto e como resultado aplicado da pesquisa, são elaboradas algumas obras, cada uma delas conduzida por trechos literários extraídos do livro do escritor oulipiano Italo Calvino (Calvino 1990).

Biografia do Autor

Ana Miccolis, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Ana Miccolis (anamiccolis@yahoo.com.br) é harpista e matemática, graduada pela UFRJ nos cursos de música e de matemática com especialização em Informática. Doutoranda na linha de Poéticas da Criação Musical na UFRJ, sob orientação dos professores Dr. Liduino Pitombeira (UFRJ) e Dr. Benoit Gibson (ÉVORA), faz parte do grupo de estudos em matemática e música, MUSMAT do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ (PPGM). Pesquisa o desenvolvimento de sistemas composicionais especificados através da intertextualidade de obras de Tom Jobim e processos xenakianos. Foi uma das fundadoras da Orquestra Brasileira de Harpas, grupo com o qual explorou intensamente as possibilidades de escrita para o instrumento em diversas formações, inclusive inserindo o berimbau na música de concerto, como uma espécie de harpa primitiva. Nessa experiência uniu em arranjos Villa-Lobos a Tom Jobim, Lorenzo Fernandez a Baden Powell, utilizando os recursos variados das harpas de pedais, da harpa céltica e do berimbau, instrumentação essa que utiliza na presente pesquisa aplicando os sistemas composicionais especificados na tese de doutorado.

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Publicado

2023-03-01

Edição

Seção

Artigos