O atonalismo, a dodecafonia e a música nacional de Eunice Katunda em Variações sobre um tema popular e Quatro epígrafes

Autores

  • Marisa Milan Candido Aluna de Doutorado do PPGMUS/ECA USP
  • Amilcar Zani Netto Professor Senior no Departamento de Música da ECA/USP
  • Eliana Monteiro da Silva Pesquisadora-colaboradora na ECA/USP

DOI:

https://doi.org/10.52930/mt.v6i1.164

Resumo

Este artigo discute o emprego de técnicas e procedimentos da música atonal e dodecafônica pela compositora brasileira Eunice Katunda nas obras Variações sobre um tema popular Quatro epígrafes, compostas, respectivamente, em 1943 e 1948. Partindo da pergunta feita pela compositora em texto intitulado Atonalismo, dodecafonia e música nacional (1952), “E? possível fazer música atonal, ou dodecafônica, de caráter nacional?”, propõe-se uma reflexão sobre os caminhos percorridos por Eunice Katunda nas duas primeiras fases de sua trajetória composicional – a Fase de Formação (até 1945) e a Fase Música Viva (1946-50), quando foram compostas as obras citadas. Estas obras foram analisadas de acordo com bibliografia condizente com os períodos abordados e comparadas a outras composições estudadas e/ou apresentadas por Eunice Katunda em recitais, tais como os ciclos Guia Prático, Brinquedo de Roda e Cirandas, de Heitor Villa-Lobos, e os procedimentos usados por Camargo Guarnieri e Hans-Joachim Koellreutter.

Biografia do Autor

Marisa Milan Candido, Aluna de Doutorado do PPGMUS/ECA USP

Marisa Milan Candido é pianista, bacharel em Piano pela Faculdade Santa Marcelina, com bolsa integral, e Mestre em Música pela UNICAMP (CAPES), na qual realizou a dissertação Estéticas cruzadas: rupturas e deslocamentos em Cláudio Santoro, César Guerra-Peixe e Eunice Katunda a partir de obras para piano compostas entre 1948 e 1952. Atualmente desenvolve pesquisa de Doutorado em Música na ECA-USP sobre a pianista e compositora Eunice Katunda.

Amilcar Zani Netto, Professor Senior no Departamento de Música da ECA/USP

Amilcar Zani Netto é pianista, docente e pesquisador. Prof. Titular aposentado do Departamento de Música da ECA/USP, seus estudos, performances e pesquisas focalizam o Romantismo em Robert Schumann e a produção da Segunda Escola de Viena - com ênfase na Coleção Clara e Edward Steuermann - e seus desdobramentos. 

Eliana Monteiro da Silva, Pesquisadora-colaboradora na ECA/USP

Eliana Monteiro da Silva é pianista e bacharel em piano pela Faculdade Carlos Gomes. Fez Mestrado, Doutorado (FAPESP) e Pós-Doutorado em Música na ECA-USP, onde atua como pesquisadora-colaboradora e professora na Pós-Graduação. É autora dos livros "Clara Schumann: compositora x mulher de compositor" e “Compositoras Latino-americanas: vida, obra, análise de peças para piano”. Integra os grupos de pesquisa “Sonora músicas e feminismos”, “Mygla” e “Polymnia”.

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Publicado

2021-12-16 — Atualizado em 2021-12-16

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