Performance e análise da sonoridade em Contrastes de Marisa Rezende

Autores

  • Bibiana Bragagnolo UFPB
  • Didier Guigue UFPB

DOI:

https://doi.org/10.52930/mt.v3i2.80

Resumo

Este artigo tem como principal objetivo apresentar uma análise da sonoridade na peça Contrastes, da compositora Marisa Rezende, onde elementos advindos da performance e da partitura são analisados lado a lado como fonte de informações sobre a construção da sonoridade na peça. Para realizar tal objetivo, utilizamos a metodologia de análise da sonoridade de Guigue, aliada à análise com suporte computacional, utilizando os softwares Open Music e Sonic Visualiser, e também os pressupostos investigativos da Pesquisa Artística. Tendo como base que o elemento central da sonoridade nesta peça são os contrastes, estes foram analisados através da metodologia acima explicitada utilizando arquivos de MIDI e áudio com as gravações da peça. Desta maneira, este artigo apresenta uma metodologia analítica que tornou possível perceber e explicitar a influência da performance na construção da sonoridade de Contrastes.

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Publicado

2019-05-01

Edição

Seção

Artigos