Reflexões acerca da Técnica Composicional

Autores

  • Flavio Santos Pereira Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.52930/mt.v3i1.70

Resumo

Este artigo traz um conjunto de reflexões acerca da técnica composicional, da perspectiva da construção da técnica de composição musical do próprio autor, considerando-a em relação ao próprio compositor que a pratica, ao ‘pensamento complexo’ de Morin, à oposição natureza e cultura, ao léxico, signo e significado musical, aos princípios composicionais da complementaridade e eixos cromáticos, à elaboração motívico-temática.

Referências

Bartók, Béla. 1993. Essays (Selected and edited by Benjamin Suchoff). Lincoln: University of Nebraska Press.

______________. 1945. The Strings Quartets. New York: Boosey & Hawkes.

Berg, Alban. 1953. Fünf Orchesterlieder. Wien: Universal.

Boulez, Pierre. 1972. A música hoje. São Paulo: Perspectiva.

Bueno, Alexei. 1998. Poemas Reunidos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

Debussy, Claude. 1989. Monsieur Croche e outros ensaios sobre música. Trad. Raquel Ramalhete. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

Ferneyhough, Brian. 1982. Lemma-Icon-Epigram. London: Peters.

Grisey, Gérard. 1987. Tempus ex Machina: A composer’s reflections on musical time. Contemporary Music Review, v.2, p.239-275.

Hindemith, Paul. 1945. The Craft of Musical Composition, Book I Theoretical Part. English Translation by Arthur Mendel. London: Schott.

Koblyakov, Lev. 1990. Pierre Boulez: a world of harmony. Chur: Harwood.

Lendvai, Erno. 1983. The workshop of Bartók and Kodály. Budapest: Ed. Musica.

Lévi-Strauss, Claude. 2004. O cru e o cozido. Trad. de Beatriz Perrone-Moisés. São Paulo: Cosac & Naify.

_____________________. 1997. Olhar Escutar Ler. Trad. de Beatriz Perrone-Moisés. São Paulo: Companhia das Letras.

Menezes, Flo. 1996. Um Olhar Retrospectivo sobre a História da Música Eletroacústica. In: Menezes, Flo (org.). Música Eletroacústica História e Estéticas, p. 17-48. São Paulo: EDUSP.

Messiaen, Olivier. 1994. Vingt Regards sur l’Enfant-Jésus. Paris : Durand.

Morin, Edgar. 2007. Introdução ao Pensamento Complexo. Trad. de Eliane Lisboa. 3a ed. Porto Alegre: Sulina.

Murail, Tristan. 2005 (April/June). Target Practice. Translated by Joshua Cody. Contemporary Music Review v. 24, n. 2/3, p. 149-171.

Nattiez, Jean-Jacques. 2005. O combate entre Cronos e Orfeu. Ensaios de semiologia musical aplicada. Tradução de Luiz Paulo Sampaio. São Paulo: Via Lettera.

Pousset, Damien. 2000. The Works of Kaija Saariaho, Philippe Hurel and Marc-André Dalbavie – Stile Concertato, Stile Concitato, Stile Rappresentativo. Translated by Joshua Fineberg and Ronan Hyacinthe. Contemporary Music Review, v. 19, part 3, p. 67-110.

Rameau, Jean-Philippe. 1971. Treatise on Harmony. Translated by Philip Gossett. New York: Dover.

Rose, François. 1996. Introduction to the Pitch Organization of French Spectral Music. Perspectives of New Music, v. 34, no. 2, Summer, p. 6-39.

Schaeffer, Pierre. 1952. A la Recherche d’une musique concrète. Paris : Éditions du Seuil.

Schoenberg, Arnold. 1913. Sechs Kleine Klavierstücke. Wien: Universal.

_____________________. 1979. Armonia. Traduccíon de Ramon Barce. Madrid: Real Musical.

_____________________. 1984. Style and Idea. Edited by Leonard Stein. Translations by Leo Black. Berkeley: University of California Press.

Stravinsky, Igor. 1977. Poética Musical. Versión castellana de Eduardo Grau. Madrid: Taurus.

Stravinsky, Igor; Craft, Robert. 1984. Conversas com Igor Stravinsky. Tradução de Stella Rodrigo Octavio Coutinho. São Paulo: Perspectiva.

Thurlow, Jeremy. 2010. Metaboles as a Fork in the Road: Twin Paths in Dutilleux’s Later Music. Contemporary Music Review, v. 29 Issue 5, p. 485-496.

Downloads

Publicado

2019-01-14