Utilização dos conceitos de integração e segregação de fluxos da teoria de Análise de Cena Auditiva como ferramentas auxiliares no processo composicional

Autores

  • Eduardo Fabricio Frigatti Universidade de São Paulo
  • Silvio Ferraz Universidade de São Paulo
  • Regis Rossi Alves Faria Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.52930/mt.v2i2.58

Resumo

O presente trabalho versa sobre a utilização de conceitos da Teoria de Análise de Cena Auditiva no processo de criação da obra Quando as pedras tocam o espelho d’água de autoria de E. Frigatti. Nesta tarefa foram utilizadas concepções centrais sobre a organização e percepção de fluxos sonoros (sound streams), propostos pelo pesquisador de psicologia auditiva Albert Bregman, para a criação de uma polifonia de sonoridades: uma polifonia de fluxos sonoros. Descreve-se como dois dos princípios de segregação e integração sequencial de fluxos demonstrados por Bregman se tornaram ferramentas conceituais importantes neste processo composicional, conduzindo à camuflagem de um tema principal na peça – tomado emprestado do folclore musical brasileiro – e a sua posterior revelação progressiva. Apresentamos a seguir os resultados do experimento criativo, reflexões e apontamentos para futuras obras.

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Publicado

2018-05-09

Edição

Seção

Artigos