Intertextualidade na Fantasia “Wanderer” em Dó Maior Op.15 D.760 de Schubert

Autores

  • Alexandre Fontainha Ficarelli Universidade de São Paulo
  • Ciro Paulo Visconti Canellas Universidade de São Paulo
  • Amilcar Zani Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.52930/mt.v2i2.48

Resumo

O artigo explora a significação musical na obra Fantasia em Do Maior, D.760 Op.15 (1822) para piano de Franz Schubert, que se baseia no Lied Der Wanderer, D.493, composto seis anos antes pelo compositor e que é citado no segundo movimento. A investigação parte primeiramente da fonte original e se expande por diversas vertentes procurando na forma, na harmonia, no ritmo, no contexto poético e na biografia do compositor, dar significado ao texto musical. O material composicional utilizado por Schubert revela uma relação com outras obras suas, tanto no aspecto estrutural/harmônico, quanto rítmico. Foram investigadas composições escritas anteriormente na tonalidade da obra, que trouxeram à luz dados relevantes. Um enfoque coeso sobre a integração temática da obra nos proporcionou a exploração tanto da intertextualidade quanto da narratividade.

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URL: greciantiga.org/ arquivo.asp?num=0161. Acesso em 08 de junho de 2017.

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Publicado

2018-05-09

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Artigos