A racionalidade das métricas irracionais

Autores

  • Antenor Ferreira Correa Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.52930/mt.v9i2.310

Resumo

O objetivo é refletir sobre o fenômeno das chamadas fórmulas de compasso irracionais, considerando o que são, por que receberam essa denominação, as justificativas para o seu uso e a pertinência dessa terminologia. Para tanto, inicio oferecendo apontamentos históricos para basear a compreensão das convenções estabelecidas para a notação rítmica. A seguir, apresento breve revisão de literatura com o propósito de verificar convergências e divergências entre autores e como estes avaliam a necessidade de os compositores se afastarem das convenções da grafia musical. Por fim, apresento considerações sobre a adequabilidade das nomenclaturas propostas para denominar esse recurso de mensuração e divisão rítmica.

Biografia do Autor

Antenor Ferreira Correa, Universidade de Brasília

Antenor Ferreira Corrêa (antenorferreira@yahoo.com.br) é compositor, percussionista e Professor Associado da Universidade de Brasília. Possui pós-doutorado pela Universidade de Granada (Espanha) e pela Universidade da Califórnia, Riverside (Estados Unidos). É coordenador do MidiaLab-UnB – Laboratório de Pesquisas em Arte Computacional. Possui seis livros publicados, entre estes Análise Musical como Princípio Composicional (EdUnB, 2014), além de diversos artigos em periódicos científicos, além de CDs e DVD. Possui bolsa produtividade nível PQ2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

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Publicado

2024-12-29

Edição

Seção

Artigos