O efeito da análise auditiva no ditado melódico
DOI:
https://doi.org/10.52930/mt.v8i1.262Resumo
Este estudo aborda o ditado melódico em relação à análise auditiva, investigando o efeito de uma análise auditiva, efetuada antes da realização de um ditado, nos resultados deste. Participaram do estudo 98 graduandos em música que realizaram um ditado melódico. Os participantes foram divididos em um grupo de controle e em um grupo experimental. Os sujeitos da situação experimental foram convidados a responder a algumas perguntas sobre a melodia relacionadas a estrutura, motivos e tensão harmônica, antes de notá-la. Os participantes do grupo de controle tiveram um desempenho significativamente melhor. Além disso, não foi encontrada associação entre a precisão da análise e o desempenho na tarefa de ditado. É possível que a diferença de desempenho se deva a uma sobrecarga da atenção, provocada pela dupla tarefa realizada pelo grupo experimental, o que pode acontecer quando a análise auditiva não é uma estratégia bem praticada. A tarefa analítica pode ter afetado a fase de codificação da memória ou pode ter interferido na memória recente. Pesquisas futuras são, portanto, necessárias para determinar o impacto de atividades analíticas treinadas versus não-treinadas no desempenho em ditado melódico.