Op. 11, no. 3 de Schoenberg

compondo com notas do motivo

Autores

  • Edgardo José Rodríguez Facultad de Artes – Universidad Nacional de La Plata
  • Alejandro Martínez Facultad de Artes – Universidad Nacional de La Plata

DOI:

https://doi.org/10.52930/mt.v8i2.255

Resumo

A terceira pec?a do Op. 11 de Schoenberg tem sido associada com seu breve peri?odo de "atematismo radical." Em nosso estudo, fornecemos fortes evide?ncias anali?ticas contra essa afirmac?a?o. A pec?a e? o resultado do desenvolvimento da variac?a?o progressiva aplicada a uma Grundgestalt inicial. Em outras palavras, a concepc?a?o orga?nica da forma que caracterizou todo o seu corpo de trabalho tambe?m estrutura essa composic?a?o.

Biografia do Autor

Edgardo José Rodríguez, Facultad de Artes – Universidad Nacional de La Plata

Edgardo J. Rodríguez é pesquisador e docente da Facultad de Artes da Universidad Nacional de La Plata e da Facultad de Filosofía y Letras da Universidad de Buenos Aires.

Alejandro Martínez, Facultad de Artes – Universidad Nacional de La Plata

Alejandro Martinez tem graduação em Composição Musical e é professor de Harmonia, Contraponto e Morfologia Musical na Facultad de Artes da Universidad Nacional de La Plata. É docente e pesquisador nesta instituição e na Universidad de Buenos Aires. Alejandro é membro da Asociación Argentina de Musicología. Tem publicado trabalhos nas principais revistas musicológicas da Argentina.

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Publicado

2023-12-31

Edição

Seção

Artigos