Modelagem gestáltica do Ponteio Nº 28 de Camargo Guarnieri

Autores

  • Helder Alves de Oliveira Universidade Federal do Paraná
  • Liduino Pitombeira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Raphael Sousa Santos Pesquisador independente

DOI:

https://doi.org/10.52930/mt.v8i1.223

Resumo

Neste trabalho, foi utilizada a metodologia analítico-composicional denominada Modelagem Gestáltica (doravante MG) para a análise do Ponteio Nº 28, de Camargo Guarnieri, sob a perspectiva de três leis de organização perceptual segundo a Psicologia da Gestalt. O objetivo da análise foi dispor algumas definições do sistema hipotético gerador dessa obra musical de Guarnieri e, por fim, planejar uma composição musical para piano solo intitulada Aboio. Esse planejamento será descrito em detalhes neste artigo. A MG é oriunda da convergência entre dois campos do conhecimento, a Teoria da Gestalt e a Modelagem Sistêmica, cujas definições serão introduzidas neste trabalho. A partir das disposições estruturais de um intertexto (uma obra musical pré-existente), segundo determinadas leis gestálticas de organização perceptual, é possível criar novas obras com base nessas estruturas. A MG consiste basicamente em duas fases: 1) análise sob a ótica da Teoria da Gestalt; e 2) generalização relacional, que consiste em considerar unicamente as relações entre os objetos detectados na fase analítica, desprezando seus valores particulares (Oliveira 2020). O resultado dessa metodologia é um sistema composicional hipotético gerador dessa obra que foi utilizado no planejamento da nova obra Aboio. Percebe-se similaridades estéticas em nível profundo entre essa obra e o intertexto e diferenças significativas relacionadas a aspectos não incluídos no sistema composicional e também relacionadas ao preenchimento das estruturas relacionais constantes no sistema. Como resultados finais, a MG se apresenta como: 1) um recurso útil e diferenciado para a análise de obras musicais e também para fins composicionais, por apresentar coerentemente novas maneiras de organização dos elementos musicais; e 2) possível metodologia para a pedagogia composicional por fornecer subsídios para uma prática consciente e o desenvolvimento da própria linguagem composicional do aluno.

Biografia do Autor

Helder Alves de Oliveira, Universidade Federal do Paraná

Helder Oliveira é doutor em música pela UFRJ, sob orientação do prof. Liduino Pitombeira, com doutorado sanduíche pela Comissão Fulbright na Louisiana State University, EUA. É professor substituto da Universidade Federal do Paraná e tem recebido prêmios no Brasil, EUA, Alemanha, Portugal, Canadá, Irlanda e Dinamarca. Teve composições interpretadas por diversos grupos como o Mivos Quartet (USA), a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro e a Orquestra Filarmônica de Goiás. Por fim, Helder tem artigos publicados em anais de congressos nacionais e em periódicos acadêmicos.

Liduino Pitombeira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Liduino Pitombeira é professor de composição na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro e integra o grupo de pesquisa MusMat (PPGM-UFRJ). Suas obras têm sido executadas por diversos grupos no Brasil e no exterior, entre eles o Quinteto de Sopros da Filarmônica de Berlim e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Pitombeira tem Doutorado em Composição e Teoria pela Louisiana State University (EUA). Tem diversos artigos publicados em revistas e anais de congressos no Brasil.

Raphael Sousa Santos, Pesquisador independente

Raphael Sousa Santos é um compositor, artista visual e programador brasileiro baseado na Holanda. Ele experimenta com o desenvolvimento de programas, linguagens de programação e com o uso de processos aleatórios e técnicas espectrais para a criação e performance de música e artes visuais. Membro do coletivo Netherlands Coding Live (NL_CL) e bacharel em composição pela Universidade Federal de Campina Grande. Além de músico e artista, Raphael trabalha como engenheiro de software sênior e contribui para projetos de software livre.

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Publicado

2023-08-04 — Atualizado em 2023-08-08

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