Modelagem gestáltica do Ponteio No 30 de Camargo Guarnieri
DOI:
https://doi.org/10.52930/mt.v7i2.207Resumo
O presente trabalho propo?e a modelagem gesta?ltica (doravante MG) do Ponteio N. 30, de Camargo Guarnieri, com a finalidade de elaborar um sistema composicional a ser utilizado no planejamento de uma obra para piano solo. A criac?a?o dessa nova obra foi possi?vel a partir das observac?o?es das disposic?o?es estruturais do ponteio em questa?o, seguindo as sugesto?es de Tenney (1988) para aplicac?a?o musical da lei gesta?ltica de grupo objetivo. O propo?sito inicial deste trabalho foi identificar e descrever no Ponteio N. 30 essas sugesto?es musicais e as relac?o?es entre os elementos musicais nesse contexto. A partir de uma generalizac?a?o dessas relac?o?es, foram dispostas definic?o?es do sistema hipote?tico gerador do intertexto (Ponteio N. 30) que serviram de base para o planejamento da nova obra. As semelhanc?as entre as duas obras ocorrem em ni?vel profundo, de forma abstrata, enquanto as diferenc?as entre elas residem nos diferentes elementos usados para preencher os arque?tipos estruturais e nas deciso?es em relac?a?o aos para?metros na?o inclui?dos no modelo siste?mico. Compreendemos que a MG e? eficaz para a criac?a?o de novas obras, visto que fornece um ponto inicial consistente para o planejamento composicional e da? liberdade nas escolhas dos elementos que devem ser inseridos nas estruturas dos modelos e tambe?m fora deles. Ale?m disso, a MG tem seu potencial anali?tico por apresentar de forma coerente novas perspectivas com base na percepc?a?o do ouvinte.
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