Modelagem gestáltica do Ponteio No 30 de Camargo Guarnieri

Autores

  • Helder Oliveira Universidade Estadual do Maranhão
  • Liduino Pitombeira Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.52930/mt.v7i2.207

Resumo

O presente trabalho propo?e a modelagem gesta?ltica (doravante MG) do Ponteio N. 30, de Camargo Guarnieri, com a finalidade de elaborar um sistema composicional a ser utilizado no planejamento de uma obra para piano solo. A criac?a?o dessa nova obra foi possi?vel a partir das observac?o?es das disposic?o?es estruturais do ponteio em questa?o, seguindo as sugesto?es de Tenney (1988) para aplicac?a?o musical da lei gesta?ltica de grupo objetivo. O propo?sito inicial deste trabalho foi identificar e descrever no Ponteio N. 30 essas sugesto?es musicais e as relac?o?es entre os elementos musicais nesse contexto. A partir de uma generalizac?a?o dessas relac?o?es, foram dispostas definic?o?es do sistema hipote?tico gerador do intertexto (Ponteio N. 30) que serviram de base para o planejamento da nova obra. As semelhanc?as entre as duas obras ocorrem em ni?vel profundo, de forma abstrata, enquanto as diferenc?as entre elas residem nos diferentes elementos usados para preencher os arque?tipos estruturais e nas deciso?es em relac?a?o aos para?metros na?o inclui?dos no modelo siste?mico. Compreendemos que a MG e? eficaz para a criac?a?o de novas obras, visto que fornece um ponto inicial consistente para o planejamento composicional e da? liberdade nas escolhas dos elementos que devem ser inseridos nas estruturas dos modelos e tambe?m fora deles. Ale?m disso, a MG tem seu potencial anali?tico por apresentar de forma coerente novas perspectivas com base na percepc?a?o do ouvinte.

Biografia do Autor

Helder Oliveira, Universidade Estadual do Maranhão

Helder Oliveira é doutor em música pela UFRJ, sob orientação do prof. Liduino Pitombeira, com doutorado sanduíche pela Comissão Fulbright na Louisiana State University, EUA. É professor substituto da Universidade Estadual do Maranhão e tem recebido prêmios no Brasil, EUA, Alemanha, Portugal, Canadá, Irlanda e Dinamarca. Teve composições interpretadas por diversos grupos como o Mivos Quartet (USA), a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro e a Orquestra Filarmônica de Goiás. Por fim, Helder tem artigos publicados em anais de congressos nacionais e em periódicos acadêmicos.

Liduino Pitombeira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Liduino Pitombeira é professor de composição na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro e integra o grupo de pesquisa MusMat (PPGM-UFRJ). Suas obras têm sido executadas por diversos grupos no Brasil e no exterior, entre eles o Quinteto de Sopros da Filarmônica de Berlim e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Pitombeira tem Doutorado em Composição e Teoria pela Louisiana State University (EUA). Tem diversos artigos publicados em revistas e anais de congressos no Brasil.

Downloads

Publicado

2023-03-01

Edição

Seção

Artigos