Purificando através do fracasso, unindo através da derrota

As formas de sonata de Schnittke e a sua lógica estrutural apocalíptica

Autores

  • Katerina Maniou Department of Music Studies of the National and Kapodistrian University of Athens

DOI:

https://doi.org/10.52930/mt.v6i2.197

Resumo

Neste artigo sugerimos que Schnittke cria paráfrases imaginativas da forma sonata que são disfarçadas ao longo dos movimentos de suas obras e são apoiadas por uma rede de reversões. Através da codificação de linhas comuns de lógica temática, funcional, gestual e de desenvolvimento, em combinação com teorias sobre o par sonata-tonalidade, bem como sobre os reflexos ideológicos de padrões pivotais da cultura ocidental moderna, argumentamos que o compositor, impulsionado por um forte desejo de integralidade, cria um edifício estrutural que se nega através de uma linguagem ambígua, “onde nada é como parece ser”. Utilizamos quatro estudos de caso para sugerir que, para além dos aspectos intrinsecamente representativos de Schnittke, impressões de ambiguidade, stress e fracasso são totalmente absorvidas pelo material, pelos processos e pela própria estrutura. As heterogeneidades extremas geram a sustentação dos limites da sonata, estabelecendo questões cruciais sobre preservação, renovação, continuidade, e pertencimento. Ao discernir uma exploração minuciosa dos aspectos bidimensional e tridimensional da sonata, bem como de sua narrativa e potencial dramático, defendemos que o compositor esboça uma “história de sucesso invertida”, passando do drama do Iluminismo para o trauma cultural. As descontinuidades ideológicas internalizadas e a violenta externalização das técnicas dos seus antecessores, filtradas pela estética musical de Adorno e pelos imperativos interiores do compositor, revelam lacunas que alimentam a ansiedade cultural e ontológica, aludindo tanto às antinomias do capitalismo tardio como às do regime soviético. Seguindo um caminho de agonia, onde “a consonância é testada através de dissonâncias crescentes”, a desilusão ideológica fica inscrita na narrativa e na moldura constitutiva da sonata, onde o fracasso é soberano em diferentes níveis, oferecendo reflexões hermenêuticas, ontológicas, bem como problemáticas proféticas sobre o mundo sonoro do futuro.

Downloads

Publicado

2022-06-17

Edição

Seção

Artigos