Rede de projeções por inversão, relações entre tonnetze de diferentes tricordes
DOI:
https://doi.org/10.52930/mt.v1i2.17Resumo
Esta é uma proposta metodológica para análise harmônica fundamentada essencialmente em torno da inter-relação entre duas correntes prioritariamente desenvolvidas para o estudo de obras pós-tonais: a teoria dos conjuntos (STRAUS, 2005; SOLOMON, 2005) e a teoria neo-riemanniana (LEWIN, 1982; COHN, 2012). Seguimos aqui alguns apontamentos apresentados por Robert Morris (2007), recorrendo a matrizes de soma (teoria dos grupos) para a constatação de um padrão simétrico inerente ao corpo completo de relações entre as doze alturas, revelando o alinhamento entre diversas classes de conjuntos em torno de uma meta simetria, apresentada a seguir em diferentes perspectivas da rede de projeções por inversão. Outra possibilidade relevante desta nossa proposta foi a interação entre conjuntos harmônicos de diversas classes de intervalares e cardinalidades diferentes em um mesmo sistema. Propomos ainda alguns caminhos para a construção de redes de alturas (tonnetze) não convencionais, apresentando desdobramentos de inversões a partir de diversas classes de conjuntos, não exclusivamente condicionados ao conjunto 3-11 (tricordes Maior e menor).
Referências
COHN, Richard. Audacious Euphony: Chromatic Harmony and the Triad’s Second Nature. Nova Iorque: Oxford University Press, 2012.
LEWIN, David. “A Formal Theory of Generalized Tonal Functions”. Journal of Music Theory, Vol. 26, No. 1 (Spring, 1982), pp. 23-60
MORRIS, Robert. “Review” about Basic Atonal Theory (1980) by John Rahn. Music Theory Spectrum, Vol. 4 (Spring, 1982), pp. 138-154
______________. “Mathematics and the Twelve-Tone System: Past, Present, and Future”. Perspectives of New Music, Vol. 45, No. 2 (Summer, 2007), pp. 76-107.
OLIVEIRA, João P. Teoria analítica da música do século XX. 2ª Ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2007.
RAHN, John. Basic Atonal Theory. New York, Longman: 1980.
SOLOMON, Larry. “The Table of Pitch Class Sets”, 2005. Disponível em < http://solomonsmusic.net/pcsets.htm>
STRAUS, Joseph N. Introduction to Post Tonal Theory. 3ª ed. Upper Saddle River: Prentice-Hall, 2005.
STEWART, Ian. Uma História da Simetria na Matemática, Ed. Brasileira. Rio de Janeiro/RJ: Jorge Zahar Editora Ltda, 2012.