Rede de projeções por inversão, relações entre tonnetze de diferentes tricordes

Autores

  • Joel Miranda Bravo de Albuquerque ECA-USP
  • Paulo de Tarso Salles ECA-USP

DOI:

https://doi.org/10.52930/mt.v1i2.17

Resumo

Esta é uma proposta metodológica para análise harmônica fundamentada essencialmente em torno da inter-relação entre duas correntes prioritariamente desenvolvidas para o estudo de obras pós-tonais: a teoria dos conjuntos (STRAUS, 2005; SOLOMON, 2005) e a teoria neo-riemanniana (LEWIN, 1982; COHN, 2012).  Seguimos aqui alguns apontamentos apresentados por Robert Morris (2007), recorrendo a matrizes de soma (teoria dos grupos) para a constatação de um padrão simétrico inerente ao corpo completo de relações entre as doze alturas, revelando o alinhamento entre diversas classes de conjuntos em torno de uma meta simetria, apresentada a seguir em diferentes perspectivas da rede de projeções por inversão. Outra possibilidade relevante desta nossa proposta foi a interação entre conjuntos harmônicos de diversas classes de intervalares e cardinalidades diferentes em um mesmo sistema. Propomos ainda alguns caminhos para a construção de redes de alturas (tonnetze) não convencionais, apresentando desdobramentos de inversões a partir de diversas classes de conjuntos, não exclusivamente condicionados ao conjunto 3-11 (tricordes Maior e menor).

Biografia do Autor

Joel Miranda Bravo de Albuquerque, ECA-USP

Doutorando (Teoria e Análise Musical) e Mestre (Processos de Criação Musical) em Música (2014) pela Escola de Comunicações e Artes – USP, sob a orientação do Prof. Dr. Paulo de Tarso Salles. Bacharel em Música (Trompa) pela Faculdade Mozarteum de São Paulo (2010). Pós-graduado em “Gestão e Elaboração de Projetos Culturais” (2013) pelo CELACC/ECA/USP. Professor da Org. de Assis. Social, Edu. e Cult. Santa Marcelina e do Conservatório Musical ACARTE (UNASP).

Paulo de Tarso Salles, ECA-USP

Graduação em Música pela Universidade São Judas Tadeu (1987), mestrado em Música pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e pós-doutorado pela University of California Riverside (2014). É Professor Livre Docente no Departamento de Música da ECA/USP, onde trabalha desde 2008. Tem experiência na área de Música, com ênfase em teoria e análise musical, estética musical, música brasileira e teoria dos tópicos musicais (Musical Topics Theory). Coordena o PAMVILLA (Perspectivas Analíticas para a Música de Villa-Lobos), grupo de pesquisa cadastrado no CNPq.

Referências

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Publicado

2017-04-26

Edição

Seção

Artigos