Ambientações sonoras contrastantes nas três primeiras Ilhas de Almeida Prado: Ilha dos nove vulcões, Ilha de pedra e Ilha de gelo

Autores

  • Gregório dos Santos Oliveira
  • Adriana Lopes Moreira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.52930/mt.v5i1.150

Resumo

Em Ilhas, Almeida Prado apresenta diferentes blocos sonoros referenciais para cada uma das peças, junto a um curto texto descritivo, formando uma espécie de prefácio. Essas alturas são utilizadas sempre em sua oitava original e a essa permanência abre espaço para a percepção da interação das ressonâncias com a textura. À carga simbólica em cada uma das peças correspondem diferentes estratégias composicionais, fundamentando, assim, o interesse e a coerência na obra. Neste artigo, propomos uma análise das três primeiras peças, Ilha dos nove vulcões, Ilha de Pedra e Ilha de Gelo, buscando evidenciar possíveis relações entre a estruturação musical e o material textual.

Palavras-chave: Música pós-tonal. Análise musical. Teoria musical pós-tonal. Almeida Prado. Ilhas, para piano.

Biografia do Autor

Gregório dos Santos Oliveira

Gregório Oliveira (piano.gregorio@gmail.com) é pianista, professor e pesquisador. Bacharel em piano pela Unicamp (2016), tem atuado como solista, camerista e correpetidor, participando de recitais em Campinas, São Paulo, Osasco e Salvador. É aluno do PPGMUS-ECA da USP (2019-), desenvolvendo pesquisa na área de Teoria e Análise Musical. Integra o grupo de pesquisa TRAMA: Teoria e Análise Musical (2019-).

Adriana Lopes Moreira, Universidade de São Paulo

Adriana Lopes Moreira (adrianalopes@usp.br) é Livre-docente, Professora Doutora Associada no Departamento de Música (CMU) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP, 2004-) e no Programa de Pós-Graduação em Música da ECA-USP (2010-). É coordenadora da Graduação do CMU (2017-21) e do Grupo de Pesquisa TRAMA: Teoria e Análise Musical (ECA e CNPq, 2015-). É co-coordenadora do Laboratório de Percepção, História, Estética e Análise Musical (CMU, 2008-) e dos Encontros Internacionais de Teoria e Analise Musical, EITAM (2009-). Foi editora-chefe de publicações da ANPPOM (2011-15), que englobam a Revista OPUS (Qualis-CAPES A1), a série Pesquisa em Música no Brasil e a coordenação científica dos congressos anuais.

Downloads

Publicado

2021-04-27

Edição

Seção

Artigos