Um Estudo Analítico da Sonata para flauta (1941) de Cláudio Santoro

Autores

  • Alessandro Santoro Escola de Música do Estado de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.52930/mt.v2i2.55

Resumo

Este estudo aborda a Sonata para flauta e piano (1941) escrita por Cláudio Santoro durante os primeiros anos da Segunda Guerra Mundial, como membro atuante do Grupo Música Viva. Esta Sonata representa um marco histórico da música brasileira pois se trata de uma das primeiras obras de envergadura no repertório camerístico a empregar com plena consistência os princípios da técnica dodecafônica que apenas começava a ser difundida no Brasil. A peça estava extraviada e descreve-se as circunstâncias de sua recuperação. Demonstra-se a ligação da obra com o repertório que Santoro executava, tanto quanto à escolha do gênero, quanto à concepção da forma e influências estilísticas. Diversos aspectos da técnica dodecafônica empregada são analisados, relacionando os parâmetros estudados com a construção formal da peça para demonstrar o domínio do compositor da linguagem atonal desde suas primeiras obras no estilo.

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Publicado

2018-05-09

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Artigos