Uma Análise Neoriemanniana da Primeira Cena do Artémis de Nepomuceno

Autores

  • Rita de Cássia Taddei Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.52930/mt.v1i2.23

Resumo

Da extensa obra teórica de Hugo Riemann, sua teoria das funções harmônicas permanece sendo a contribuição mais difundida. Menos conhecidos, os escritos da última fase sugerem novos modelos de compreensão do campo harmônico tonal que abandonam os paradigmas funcionalistas. Desde as últimas décadas do século XX, esse testamento de Riemann tem sido reavaliado por uma nova geração de teóricos, denominados neo-riemannianos, dentre os quais se destacam Lewin, Hyer, Richard Cohn e David Kopp, que propuseram suas próprias teorias a partir do modelo de Riemann. O foco deste trabalho é fazer uma breve consolidação da teoria da harmonia transformacional neo-riemanniana, adotando finalmente o modelo proposto por David Kopp (2002) para apresentar uma análise transformacional da Cena I da ópera Artémis de Alberto Nepomuceno.

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Publicado

2017-04-26

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Artigos