O Sanctus de Alberto Nepomuceno: um Caso de Intertextualidade Musical

Autores

  • Tiago Plaça Teixeira Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Norton Dudeque Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.52930/mt.v1i2.19

Resumo

O presente artigo se propõe a analisar a obra Sanctus, da Missa em Ré menor (1915) de Alberto Nepomuceno (1864-1920) e demonstrar as relações de intertextualidade musical entre ela e o Sanctus da Missa Te Deum Laudamus (1899) de Lorenzo Perosi (1872-1956). Uma análise comparativa entre os dois Sanctus demonstra que a obra de Nepomuceno se apresenta como uma paráfrase da obra de Perosi. Há semelhanças entre as duas obras quanto à estrutura formal, alternância das texturas, contorno melódico e quanto aos procedimentos harmônicos empregados pelos compositores.

Referências

Barbosa, Lucas de Paula e Barrenechea, Lúcia. 2003. A intertextualidade musical como fenômeno. Per Musi, v. 8, p. 125-136.

Bas, Julio. 1947. Tratado de la forma musical. Buenos Aires: Ricordi.

Bevilacqua, Octavio. 1946. Música sacra de alguns autores brasileiros. Boletim Latino Americano de Música, ano VI, v. 6, p. 331-355.

Boulenger. 1949. Doutrina católica: Manual de instrução religiosa para uso dos Ginásios, Colégios e Catequistas voluntários. v. 3. São Paulo: Francisco Alves.

Burkholder, J. Peter. 2001. Intertextuality. In: The New Grove Dictionary of Music and Musicians. London: Macmillan.

Ciampa, Leonardo. 2006. Don Lorenzo Perosi. Bloomington: AuthorHouse.

Corrado, Omar. 1992. Posibilidades intertextuales del dispositivo musical. In: Corrado, O; Kreichman, R.; Malachevsky, J. (Ed.). Migraciones de sentidos: tres enfoques sobre lo intertextual. Santa Fe: Universidad Nacional del Litoral, Centro de Publicaciones.

Corrêa, Sergio N. A. 1996. Alberto Nepomuceno: Catálogo Geral. 2. ed.. Rio de Janeiro: Funarte.

Documentos sobre a música litúrgica. 2005. São Paulo: Paulus.

Fellerer, Karl Gustav. 1979. The History of Catholic Church Music. Westpost: Greenwood Press.

Gmeinwieser, Siegfried. 2001. Cecilian Movement. In: The New Grove Dictionary of Music and Musicians. London: Macmillan.

Goldberg, Luiz Guilherme D. 2006. Alberto Nepomuceno e a Missa de Santa Cecília de José Maurício Nunes Garcia. In: Anais do VI Encontro de Musicologia Histórica. Juiz de Fora: Centro Cultural Pró-Música, p. 138-172.

Jeppesen, Knud. 2005. The style of Palestrina and the dissonance. New York: Dover Music.

Jone, Heriberto. 1943. Compêndio da moral católica. (Trad. R. Fox). Porto Alegre: A Nação.

Kieffer, Bruno. 1976. História da música brasileira: dos primórdios ao início do séc. XX. Porto Alegre: Movimento.

Lefebvre, Gaspar. 1956. Missal Quotidiano e Vesperal. Paris: Desclée de Brouwer.

Museu Villa-Lobos. 2009. Villa-Lobos, sua obra. Rio de Janeiro: Museu Villa-Lobos.

Parente, Pietro. 1955. Diccionario de Teología Dogmática. Barcelona: Editorial Litúrgica Española.

Piston, Walter. 1998. Armonía. Cooper City: SpanPress Universitaria.

Randel, Michael. 2003. The New Harvard Dictionary of Music. 4 ed. Cambridge and London: The Belknap Press of Harvard University Press.

Ratner, Leonard. 2001. Period. In: The New Grove Dictionary of Music and Musicians. London: Macmillan.

Reus, João B. 1944. Curso de Liturgia. Petrópolis: Vozes.

Rose, Marie. 1963. Canto gregoriano: método de Solesmes. Rio de Janeiro: Instituto Pio X.

Salzer, Felix. 1995. Audición estructural: coherencia tonal en la música. 2 v. Barcelona: Labor.

Schubert, Guilherme. 1980. Música Sacra no Rio de Janeiro em redor de 1910. In: Brasil 1900-1910, p.11-45. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional.

The Catholic Encyclopedia. Disponível em:

<http://www.newadvent.org/cathen/10602a.htm> Acesso em: 07/01/2017.

Tomás de Aquino. 2001. Suma Teológica. 10 v. São Paulo: Loyola.

Viret, Jacques. 2015. Canto gregoriano: uma abordagem introdutória. Trad. Paulo Valente. Curitiba: Editora UFPR.

Zamacois, Joaquín. 1960. Curso de formas musicales. Barcelona: Labor.

Downloads

Publicado

2017-04-26

Edição

Seção

Artigos