O Sanctus de Alberto Nepomuceno: um Caso de Intertextualidade Musical
DOI:
https://doi.org/10.52930/mt.v1i2.19Resumo
O presente artigo se propõe a analisar a obra Sanctus, da Missa em Ré menor (1915) de Alberto Nepomuceno (1864-1920) e demonstrar as relações de intertextualidade musical entre ela e o Sanctus da Missa Te Deum Laudamus (1899) de Lorenzo Perosi (1872-1956). Uma análise comparativa entre os dois Sanctus demonstra que a obra de Nepomuceno se apresenta como uma paráfrase da obra de Perosi. Há semelhanças entre as duas obras quanto à estrutura formal, alternância das texturas, contorno melódico e quanto aos procedimentos harmônicos empregados pelos compositores.
Referências
Barbosa, Lucas de Paula e Barrenechea, Lúcia. 2003. A intertextualidade musical como fenômeno. Per Musi, v. 8, p. 125-136.
Bas, Julio. 1947. Tratado de la forma musical. Buenos Aires: Ricordi.
Bevilacqua, Octavio. 1946. Música sacra de alguns autores brasileiros. Boletim Latino Americano de Música, ano VI, v. 6, p. 331-355.
Boulenger. 1949. Doutrina católica: Manual de instrução religiosa para uso dos Ginásios, Colégios e Catequistas voluntários. v. 3. São Paulo: Francisco Alves.
Burkholder, J. Peter. 2001. Intertextuality. In: The New Grove Dictionary of Music and Musicians. London: Macmillan.
Ciampa, Leonardo. 2006. Don Lorenzo Perosi. Bloomington: AuthorHouse.
Corrado, Omar. 1992. Posibilidades intertextuales del dispositivo musical. In: Corrado, O; Kreichman, R.; Malachevsky, J. (Ed.). Migraciones de sentidos: tres enfoques sobre lo intertextual. Santa Fe: Universidad Nacional del Litoral, Centro de Publicaciones.
Corrêa, Sergio N. A. 1996. Alberto Nepomuceno: Catálogo Geral. 2. ed.. Rio de Janeiro: Funarte.
Documentos sobre a música litúrgica. 2005. São Paulo: Paulus.
Fellerer, Karl Gustav. 1979. The History of Catholic Church Music. Westpost: Greenwood Press.
Gmeinwieser, Siegfried. 2001. Cecilian Movement. In: The New Grove Dictionary of Music and Musicians. London: Macmillan.
Goldberg, Luiz Guilherme D. 2006. Alberto Nepomuceno e a Missa de Santa Cecília de José Maurício Nunes Garcia. In: Anais do VI Encontro de Musicologia Histórica. Juiz de Fora: Centro Cultural Pró-Música, p. 138-172.
Jeppesen, Knud. 2005. The style of Palestrina and the dissonance. New York: Dover Music.
Jone, Heriberto. 1943. Compêndio da moral católica. (Trad. R. Fox). Porto Alegre: A Nação.
Kieffer, Bruno. 1976. História da música brasileira: dos primórdios ao início do séc. XX. Porto Alegre: Movimento.
Lefebvre, Gaspar. 1956. Missal Quotidiano e Vesperal. Paris: Desclée de Brouwer.
Museu Villa-Lobos. 2009. Villa-Lobos, sua obra. Rio de Janeiro: Museu Villa-Lobos.
Parente, Pietro. 1955. Diccionario de Teología Dogmática. Barcelona: Editorial Litúrgica Española.
Piston, Walter. 1998. Armonía. Cooper City: SpanPress Universitaria.
Randel, Michael. 2003. The New Harvard Dictionary of Music. 4 ed. Cambridge and London: The Belknap Press of Harvard University Press.
Ratner, Leonard. 2001. Period. In: The New Grove Dictionary of Music and Musicians. London: Macmillan.
Reus, João B. 1944. Curso de Liturgia. Petrópolis: Vozes.
Rose, Marie. 1963. Canto gregoriano: método de Solesmes. Rio de Janeiro: Instituto Pio X.
Salzer, Felix. 1995. Audición estructural: coherencia tonal en la música. 2 v. Barcelona: Labor.
Schubert, Guilherme. 1980. Música Sacra no Rio de Janeiro em redor de 1910. In: Brasil 1900-1910, p.11-45. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional.
The Catholic Encyclopedia. Disponível em:
<http://www.newadvent.org/cathen/10602a.htm> Acesso em: 07/01/2017.
Tomás de Aquino. 2001. Suma Teológica. 10 v. São Paulo: Loyola.
Viret, Jacques. 2015. Canto gregoriano: uma abordagem introdutória. Trad. Paulo Valente. Curitiba: Editora UFPR.
Zamacois, Joaquín. 1960. Curso de formas musicales. Barcelona: Labor.