Régua intervalar como ferramenta analítica em Quatro Peças Breves para piano de Roberto Victorio

Autores

  • Edson Hansen Sant'Ana Instituto Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.52930/mt.v4i2.115

Resumo

O objeto central deste texto circunscreveu-se em torno da análise intervalar de uma pequena composição para piano de Roberto Victorio chamada Quatro Peças Breves. É uma tentativa de ampliar teórico-analiticamente o alcance de aplicação da régua intervalar (Sant‘Ana 2017) em outros repertórios pós-tonais. Em síntese, esta ferramenta é composta por três parâmetros – índice de distância intervalar (IDI), densidade intervalar por classe de altura (DICA) e localização da altura na oitava (LAO). Os três parâmetros buscam entender e medir a organização espacial das estruturas entre si – um estudo que avaliaria a menor e a maior densidade intervalo-harmônica em qualquer conglomerado acórdico como representação de um bloco sonoro com função de clímax sonoro.

Referências

Caetano, Marcelo Freitas. 2006. Síntese sonora auto-organizável através da aplicação de algoritmos bio-inspirados. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e em Computação). Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.

Costère, Edmond. 1954. Lois et styles des harmonies musicales. Paris: Presses Universitaires de France.

______________. 1962. Mort ou transfigurations de l’harmonie. Paris: Presses Universitaires de France.

Forte, Allen. 1973. The structure of atonal music. New Haven: Yale UP.

Guigue, Didier. 2011. Estética da Sonoridade: a herança de Debussy na música para piano do século XX. São Paulo: Perspectiva.

Helmholtz, Hermann von. 1885. On the Sensations of Tone. London: Longman.

Menezes, Flo. 2013. Matemática dos Afetos: tratado de (re)composição musical. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo.

Ogasawara, Angélica Soares. 2008. Reconhecedor de notas musicais em sons polifônicos. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica). Departamento de Eletrônica e Computação, Escola Técnica, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Disponível em: <http://www02.smt.ufrj.br/~sergioln /theses/bsc18angelica.pdf>. Acesso em: 23 mai 2016.

Sant’Ana, Edson Hansen. 2017. A concepção intervalar em Almeida Prado: um estudo em três obras pós ruptura. Tese (Doutorado em Música). Programa de Pós-Graduação em Música, Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo.

Straus, Joseph Nathan. 2000. Introduction to post tonal theory. 1990. 2a. ed. Upper Saddle River, New Jersey: Prentice-Hall.

______________. 2013. Introdução à teoria pós-tonal. 1990. Trad. Ricardo Mazzini Bordini; rev. e consultoria técnica: Jamary Oliveira; prefácio: Ilza Nogueira. São Paulo: Editora UNESP; Salvador: EDUFBA.

Xenakis, Iannis. 1992. Formalized Music: Thought and Mathematics in Composition. New York: Pendragon Press.

Downloads

Publicado

2020-02-18

Edição

Seção

Artigos