O Uso das Técnicas Estendidas e o Conceito de Instrumento Musical em Helmut Lachenmann

Autores

  • Sergio Kafejian Universidade de São Paulo (USP) - Pós-Doutorado NYU Steinhardt (Visiting Scholar)
  • Silvio Ferraz Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.52930/mt.v2i1.40

Resumo

A obra do compositor alemão Helmut Lachenmann caracteriza-se pelo uso consistente e especulativo das técnicas instrumentais estendidas. Sua poética musical se desenvolve assim em um discurso que, negando os princípios organizacionais baseados na altura definida, propõe procedimentos de organização fundamentados nas características das sonoridades e seus aspectos técnico instrumentais. Em paralelo a sua produção composicional, Lachenmann propõe um corpo teórico no qual discute questões estéticas, técnicas e práticas que norteiam seus processos de composição. Neste artigo abordamos alguns conceitos propostos pelo compositor que estão diretamente relacionados à criação e formalização de novos métodos e procedimentos de organização composicional. O objetivo é assim identificar ferramentas e técnicas de manipulação e organização de material sonoro que possam ser utilizadas tanto em análises de obras do compositor quanto em processos composicionais autorais. A metodologia utilizada consistiu em reunir e interpretar o material teórico acerca dos conceitos que estão na base dos processos criativos do compositor, para, posteriormente, identificar em suas composições temA (1968) e Guero (1969) tais processos.

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Publicado

2018-01-10

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Artigos