A Polaridade como Referência na Concepção Intervalar de Almeida Prado na Sonata No 3 para Piano

Autores

  • Edson Hansen Sant’Ana Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.52930/mt.v2i1.38

Resumo

Este texto apresenta um estudo teórico-histórico da ideia de polaridade, levando em conta também os já pensados e discutidos conceitos controvertidos de consonâncias e dissonâncias, no entanto, sem descartá-los, busca desenvolver as tangências conceituais entre teorias aparentemente díspares (ex.: polaridade de Costère e interval class de Forte). Poder-se-á verificar que os teóricos abordados podem oferecer indicativos dessa tangência ao tratar da polaridade, principalmente da maneira como a resolutividade polar (cardinalidade) intervalar pode e tem sido resolvida na música do século XX. Paralelamente, quanto ao fenômeno de valorização da ‘dissonância dura’, especificamente a partir de estudos anteriores de outras obras de Almeida Prado, construo uma abordagem analítica intervalar que realça o termo ‘expressividade intervalar’, cunhado pelo próprio compositor. Este conceito alcança, todavia, uma superação terminológica em direção ao que tenho chamado de ‘intervalo característico’ - a tradução do fenômeno de recorrência intervalo-estrutural contrastante, de intervalos com maior potencial de dissonância aos intervalos iniciais da série harmônica. Tal organização tem ampla ocorrência nas composições pós-ruptura de Almeida Prado. Como estudo de caso, tomo a Sonata No 3 para piano, para exemplificar a construção intervalar que é recorrente em obras que pertençam às fases Pós-Tonal, Síntese e Pós-Moderna de Almeida Prado.

Referências

Almeida Prado, José Antonio Rezende de. 2001. Encontros com Almeida Prado: Entrevista compilada por Valéria Peixoto. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Música.

______________. 1986. Cartas Celestes - Uma Uranografia Sonora Geradora de Novos Sons. Tese (Doutorado em Música). Campinas: UNICAMP.

______________. 1986. Modulações da memória: (um memorial). Memorial para Doutorado em Música. Campinas: UNICAMP.

Bent, Ian D. e Pople, Anthony. 2001. Analysis. In: The New Grove Online. Londres: Macmillan.

Bitondi, Matheus G. 2006. A estruturação melódica em quatro peças contemporâneas. Dissertação (Mestrado em Música). São Paulo: UNESP.

Bittencourt, Marcus A. 1999. Um modelo computacional das teorias de Edmond Costère e da Teoria de Conjuntos implementado em uma ferramenta analítica em PHP. 7.o Simpósio Brasileiro de Computação Musical. Disponível em: http://www.music.columbia.edu/~alessi/wiki/lib/exe/fetch.php?media=pdfs:Bittencourt_SBCM2007.pdf.

Boulanger, Nadia. 1926. Lecture on Modern Music. Houston: The Rice Institute Pamphlet.

Coelho de Souza, Rodolfo. 2009. Uma introdução às teorias analíticas da música atonal. Pesquisa em música no Brasil: métodos, domínios, perspectivas. Rogério Budasz (org.). Goiânia: ANPPOM.

Costère, Edmond. 1954. Lois et styles des harmonies musicales. Paris: Presses Universitaires de France.

Costère, Edmond. 1962. Mort ou Transfigurations de l’Harmonie. Paris: Presses Universitaires de France.

Dourado, Henrique A. 2004. Dicionário de termos e expressões da música. São Paulo: Editora 34.

Ferraz, Silvio. 2002. Varèse: a composição por imagens sonoras. Musicahoje, Belo Horizonte: UFMG. Disponível em: http://sferraz.mus.br/varese.pdf

Forte, Allen. 1973. The structure of atonal music. New Haven: Yale UP.

Kozu, Fernando. 2000. O serialismo dodecafônico. Ciclo de Palestras: Aspectos da Música do Século XX. NMC - Núcleo de Música Contemporânea - CEC/CECA/UEL, Londrina.

Lima, Paulo C. 2011. Caminhos da Análise II. Disponível em:

https://paulocostalima.wordpress.com/tag/caminhos-da-analise-musical-ii Acesso em: 12 jun. 2013.

Locanto, Massimiliano. 2009. ‘Composition with Intervals’: Intervallic Syntax and Serial Technique in Late Stravinsky. In: Music Analysis, v. 28, n. 2-3, p. 221-266.

Menezes, Flo. 2002. Apoteose de Schoenberg: Tratado sobre as Entidades Harmônicas. 2a. ed. rev. e ampl. Cotia: Ateliê.

______________. 2013. Matemática dos Afetos: Tratado de (Re)composição Musical. São Paulo: Editora da USP.

Moreira, Adriana L. C. 2004. Flashes de Almeida Prado por ele mesmo. Opus. Revista da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música - ANPPOM - Ano 10, n.º 10, p. 73-80.

Nadai, Robson A. 2007. Sonata para Trombone e Piano de Almeida Prado: uma análise interpretativa. Dissertação (Mestrado em Música). Campinas: UNICAMP.

Persichetti, Vincent. 1985. Armonia del Siglo XX. Madrid: Real Musical.

Pousseur, Henri. 2009. Apoteose de Rameau e outros ensaios. Flo Menezes e Mauricio Ayer (trad.). São Paulo: Editora UNESP, 2009.

Ramires, Marisa. 2001. A Teoria de Costère: uma perspectiva em análise musical. São Paulo: Embraform.

______________. 2009. Aspectos pioneiros da Teoria de Costère: alguns paralelos com a Teoria dos Conjuntos. In: Anais do Primeiro Encontro de Teoria e Análise Musical. São Paulo: ECA-USP.

Ribeiro, Erika M. 2009. Aspectos interpretativos da Sonata op. 110 de Beethoven. Dissertação (Mestrado em Música). São Paulo: ECA-USP.

Sant’Ana, Edson Hansen. 2009. Expressividade intervalar nos poesilúdios de Almeida Prado. Dissertação (Mestrado em Música). Brasília: UNB.

Simonsen, Mário Henrique. Tristão e Isolda: Wagner. Disponível em:

http://insightnet.com.br/operasimonsen/img4.pdf. Acesso em: 22/ago/2016.

Straus, Joseph N. 2000 (1990). Introduction to post tonal theory. 2a. ed. Upper Saddle River: Prentice-Hall.

______________. 2013. Introdução à Teoria Pós-Tonal. Ricardo M. Bordini (trad.) São Paulo: Editora da UNESP.

Toffolo, Rael B. G. 2014. As redes harmônicas de Pousseur aplicadas à composição musical em tempo real. Tese (Doutorado em Música). São Paulo: UNESP.

White, Eric W. 1979. Stravinsky: The composer and his works. 2nd ed. Berkeley: California UP.

Woolhouse, Matthew. 2012. Wagner in the Round: Using Interval Cycles to Model Chromatic Harmony. Proceedings of the 12th Internacional Conference on Music Perception and Cognition, p. 1142-1145.

Downloads

Publicado

2018-01-10

Edição

Seção

Artigos