O wagnerismo de Alberto Nepomuceno e sua evolução na canção de câmara

Autores

  • João Vicente Vidal Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.52930/mt.v5i1.135

Resumo

Na historiografia musical brasileira, grande destaque foi dado ao papel de Alberto Nepomuceno no processo de formação de uma canção de câmara “brasileira”, cantada em português e de caráter nacionalista. Pouca atenção se deu, porém, ao papel do wagnerismo do compositor neste mesmo processo. Articulando uma contextualização histórica do fenômeno à apreciação analítica de uma amostra da produção do compositor, o estudo procura evidenciar sua compreensão e emprego de “categorias” wagnerianas de composição musical entre os anos de 1894 e 1901. Em perspectiva histórica e comparativa, culminando com um exame mais detido da canção vernacular Turqueza op. 26 n. 1, torna-se possível delinear aspectos gerais e específicos do wagnerismo de Nepomuceno, englobando três diferentes “soluções” do compositor para o problema do Lied wagnerista de sua época.

Palavras-chave: Nepomuceno; wagnerismo; canção de câmara

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Publicado

2021-04-27

Edição

Seção

Artigos