Um estudo quantitativo dos registros de alturas nos quartetos de cordas opus 17, de Joseph Haydn
DOI:
https://doi.org/10.52930/mt.v5i1.128Resumo
Neste artigo apresentamos um estudo exploratório sobre os registros instrumentais dos quartetos de cordas do opus 17, de Joseph Haydn, segundo uma abordagem quantitativa. O estudo de registros instrumentais tem revelado questões interessantes na área de Análise Musical, como apoio estrutural; do ponto de vista metodológico, técnicas estatísticas ajudam a detectar sutilezas musicais com um potencial de viés pequeno; e o repertório analisado é importante por ser um dos primeiros a incorporar princípios que se tornaram padrão no gênero de quarteto de cordas em Haydn, como os seis quartetos de quatro movimentos em cada número de opus. A partir deste estudo pudemos identificar pontos musicalmente relevantes do repertório a partir do estudo de registros, compreender o papel dos registros extremos na segmentação formal de peças do repertório, verificar o destaque das seções de desenvolvimento e segundo tema quanto a este aspecto, e a viabilidade do estudo de registros com métodos quantitativos. Apresentamos uma breve fundamentação teórica, o arcabouço metodológico, os resultados de estudos acerca das alturas dos instrumentos nos quartetos deste opus, uma discussão a respeito destes resultados e as conclusões.
Palavras-chave: Altura musical, Análise quantitativa, Musicologia digital, Quarteto de cordas, Joseph Haydn
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- 2021-07-14 (2)
- 2021-04-27 (1)