Extensão diatônica e compressão cromática como princípio básico unificador na Música para Cordas, Percussão e Celesta de Bartók

Autores

  • Elliott Antokoletz University of Texas (Austin)

DOI:

https://doi.org/10.52930/mt.v4i2.112

Resumo

Este artigo de Elliott Antokoletz (1942-2017) foi apresentado em um ciclo de cinco conferências que pronunciou, em outubro de 2009, como professor visitante na Universidade de São Paulo, em um curso de pós-graduação sobre a música de Béla Bartók. Após a visita, Antokoletz autorizou a publicação das conferências em tradução para o português. Entretanto isso só foi possível ser feito em etapas, em função da dificuldade de produção, tanto das traduções como dos complexos exemplos musicais. Este artigo é o último artigo do ciclo a ser publicado. A versão revisada e traduzida baseia-se no trabalho apresentado no Bartók International Congress, em março de 2000, do qual Antokoletz foi Chair, e cuja versão original foi publicada em inglês no International Journal of Musicology, Vol. 9 (2000), p. 303–328. A tradução foi feita por Cinthia Rangel de Freitas, com revisão e produção dos editores de Musica Theorica.

Downloads

Publicado

2020-02-18

Edição

Seção

Artigos