Novas ferramentas visuais para a análise de particionamento rítmico da textura musical

Autores

  • Marcos da Silva Sampaio Universidade Federal da Bahia
  • Pauxy Gentil-Nunes Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Vicente Sanches de Oliveira Universidade Federal da Bahia
  • Sidnei Marques de Oliveira Universidade Federal da Bahia
  • Jaderson Cardona de Oliveira Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.52930/mt.v7i2.240

Resumo

Teoria Particional de Textura dispõe do particiograma, uma ferramenta gráfica que mostra as relações entre partições texturais. Apesar da sua grande utilidade, o particiograma não identifica a frequência de ocorrência de cada partição da peça. Propomos dois novos particiogramas para representar a frequência de ocorrência das partições, e para mostrar as diferenças de partições entre seções de uma dada obra. As ferramentas propostas possibilitaram identificar aspectos relevantes da textura em 9 obras analisadas.

Biografia do Autor

Marcos da Silva Sampaio, Universidade Federal da Bahia

Marcos Sampaio é compositor, professor e pesquisador nas áreas de Teoria Musical e Composição. Tem interesse nas áreas de Musicologia Computacional e Teoria de Relações de Contornos. É Professor Associado da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde obteve o seu doutorado. Nesta instituição, trabalha em pesquisa, ensino e administração. É membro fundador da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical (TeMA) e membro do Genos, grupo de pesquisa em Teoria, Composição e Computação Musical. Foi ainda coordenador do curso de Bacharelado em Composição e Regência da UFBA (2019-2021).

Pauxy Gentil-Nunes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Compositor e flautista. Mestre em Composição pela UFRJ e Doutor em Línguagem e Estruturação Musical pela UNIRIO. Professor de Harmonia, Análise e Composição na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atividade contínua com obras musicais executadas e gravadas no Brasil e no exterior. Participação, em 2015, como conferencista e compositor na EXPO 2015 Milano. Participação como compositor nos CDs Orquestra Sinfônica Nacional interpreta Compositores de Hoje (2016), Trio Paineiras interpreta Compositores de Hoje (2017) e participação como instrumentista e compositor no CD Experiência – Abstrai Ensemble (2018). Participação no Festival Internacional RC4 com o espetáculo de sua autoria, Liberjongo (2017). Participação como compositor convidado da XXIV Bienal de Música Brasileira Contemporânea da Funarte (2021). Membro do ABSTRAI Ensemble desde 2011. Fundador e membro do grupo de pesquisa MusMat, focado em aplicações matemáticas em análise e composição musical, de 2013 a 2020. Fundador e membro do grupo de pesquisa Performance Hoje. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ de 2015 a 2019.

Vicente Sanches de Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Vicente Sanches de Oliveira é bacharelando em regência orquestral na Universidade Federal da Bahia (UFBA). É membro do grupo de pesquisa Genos. Além das atividades acadêmicas e artísticas, como a colaboração com grupos musicais tais como o Madrigal da UFBA, a Orquestra Sinfônica da UFBA e o Núcleo de Ópera da Bahia, Vicente está envolvido em projetos de pesquisa nas áreas de Análise Musical e Musicologia Computacional desde 2019.

Sidnei Marques de Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Sidnei Marques de Oliveira é Bacharel em composição pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é mestrando pela mesma instituição, sob orientação do Dr. Marcos Sampaio. Está pesquisando relações entre Composição Musical, Teoria dos Contornos, Modelagem Sistêmica e Análise de Particionamento Rítmico. Em 2008 ganhou primeiro lugar no Concurso de Composição Ernst Widmer, da UFBA, com uma obra baseada em contornos musicais.

Jaderson Cardona de Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Jaderson Oliveira é aluno do curso de Bacharelado em Composição e Regência da Universidade Federal da Bahia. Além da Composição Musical, é atuante na área do canto e da pesquisa acadêmica, participou como bolsista do Coro Madrigal da UFBA entre 2019 e 2021. Desde 2020 tem participado de projetos de pesquisa na área de Análise e Musicologia Computacional como bolsista de Iniciação Científica.

Downloads

Publicado

2023-03-01 — Atualizado em 2023-03-07

Versões

Edição

Seção

Artigos