Os Temas líricos da Sonata para Piano em Sol Maior (1819) de Neukomm

Autores

  • L. Poundie Burstein Hunter College and the Graduate Center, CUNY

DOI:

https://doi.org/10.52930/mt.v6i2.199

Resumo

Ao determinar a localização do grupo temático secundário no âmbito da exposição de uma forma sonata Clássica, deve-se levar em consideração a interação entre elementos musicais díspares. Debates analíticos sobre a localização precisa do tema secundário podem surgir em situações que tais elementos não se correlacionem nitidamente. A análise do primeiro movimento da Sonata para Piano em Sol Maior de Sigismund Neukomm nos auxilia a destacar as questões relacionadas a este assunto. Lançando mão de abordagens oitocentistas da forma musical, juntamente com conceitos mais modernos, este trabalho lança luz sobre a forma e o contexto estilístico deste movimento, bem como sobre a natureza do grupo temático secundário em geral.

Biografia do Autor

L. Poundie Burstein, Hunter College and the Graduate Center, CUNY

L. Poundie Burstein is Professor of Music Theory at Hunter College and the Graduate Center of the City University of New York. He has also taught at Mannes College, Columbia University, Queens College, and held an endowed chair at University of Alabama in 2010. In 1995 he received the Distinguished Teaching Award from the New School University, and in 2008 he received the Outstanding Publication Award of the Society of Music Theory (SMT). He is a former President of the Society for Music Theory.

Downloads

Publicado

2022-06-17

Edição

Seção

Artigos