Intertextualidade musical na música religiosa de Alberto Nepomuceno

Autores

  • Thiago Plaça Teixeira Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Doutorando Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Professor

DOI:

https://doi.org/10.52930/mt.v5i1.134

Resumo

O presente artigo tem por objeto principal a identificação de categorias de intertextualidade musical na música sacra e religiosa do compositor brasileiro Alberto Nepomuceno (1864–1920). Em primeiro lugar, apresenta-se uma proposta de classificação de tal repertório em três grupos: música sacra, oratório (sentido “lato”) e música instrumental religiosa. Em segundo lugar, apresenta-se uma breve discussão sobre a teorização das categorias de intertextualidade musical. Em terceiro lugar, procura-se analisar as peças religiosas de Nepomuceno sob o viés de intertextualidade musical, resultando na identificação de citações de esquemas formais, de citação textuais e estilísticas em vários níveis estruturais, sobretudo em três obras: Cloches de Noël, Em Bethleem e Missa a duas vozes.

Palavras-chave: Alberto Nepomuceno; Música sacra e religiosa; Análise musical; Intertextualidade

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Publicado

2021-04-27

Edição

Seção

Artigos