Sobre a Revista

MUSICA THEORICA é um periódico eletrônico publicado semestralmente pela Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical (TeMA, https://tema.mus.br/novo/index.html). É uma revista acadêmica, criada na Assembleia da TeMA de 2015, que tem como missão fomentar a produção de conhecimento científico na área de teoria e análise musical, promovendo a difusão de pesquisas e estimulando o diálogo com áreas afins. Está comprometida, portanto, com a divulgação de resultados de pesquisa na área de teoria e análise musical, publicando artigos científicos que reflitam o estado atual de conhecimento da área. Atende a um perfil diversificado de leitores que atuam em áreas como a teoria da música, a análise musical, a musicologia sistemática e histórica, os processos criativos e perceptivos em música, além da pedagogia musical e os estudos culturais em geral nas áreas de interesse da TeMA. A publicação adota o Acordo Ortográfico de 1990, assinado pela Comunidade de Países de Língua Portuguesa, e as normas internacionalmente utilizadas da SMT - Society for Music Theory para referências e demais critérios de formatação. Recebe contribuições do Brasil e do exterior em fluxo contínuo, e é publicada em um volume anual com duas edições cujos meses de referência são janeiro–junho (número 1) e julho–dezembro (número 2).

MUSICA THEORICA é um periódico arbitrado e recebe artigos em português, inglês e espanhol. Seu Conselho Editorial, bem como seus eventuais pareceristas ad hoc, recebem e avaliam continuamente os trabalhos submetidos para publicação, em processo de avaliação duplo-cega, garantido pelo sistema em que está implantado (PKP Open Journal Systems/ IBICT-SEER). A editoria da Revista compromete-se a comunicar ao autor o resultado da avaliação do artigo no prazo de 30 a 60 dias a partir do aviso de recebimento da submissão. Para dar início ao processo de submissão de trabalhos, os autores devem estar cadastrados no sistema (formulário eletrônico encontrado em “Cadastro” no menu superior da página eletrônica da Revista) e fazer login em “Página do Usuário” (menu superior) — onde os autores podem também acompanhar o processo editorial em curso. Os textos submetidos devem atender às normas descritas na seção “Diretrizes para Autores”.

Processo de Avaliação por Pares

Os artigos submetidos à MUSICA THEORICA passam por uma avaliação inicial do editor e do conselho editorial, a fim de analisar se há pertinência temática com o foco e o escopo da Revista, além de se identificar a subárea em que se inscrevem. Numa segunda etapa, cada artigo aceito para avaliação é então encaminhado a dois pesquisadores reconhecidos como especialistas no domínio de conhecimento em questão, para a emissão de parecer conclusivo que poderá recomendar o aceite (com ou sem sugestões de alterações) ou a recusa do trabalho. Caso haja algum tipo de divergência entre os pareceres, o artigo é encaminhado a um terceiro avaliador.

A editoria de MUSICA THEORICA recomenda aos avaliadores considerar os seguintes parâmetros para a orientação da avaliação:

(1) A relevância do trabalho, tendo em vista sua atualidade e seu potencial de contribuição com a ampliação do conhecimento na área de teoria e análise musical;

(2) A adequação do conteúdo e da estrutura textuais, considerando-se aspectos como clareza dos objetivos, fluência e consistência da argumentação, rigor na abordagem teórico-metodológica e na fundamentação da pesquisa, coerência entre objetivos e resultados apresentados, e qualidade técnica dos elementos gráficos e sonoros vinculados ao texto principal;

(3) A qualidade das referências bibliográficas citadas, verificando-se a consistência da interlocução com a produção da área, assim como a relevância e a atualidade dos trabalhos referenciados no texto;

(4) A pertinência da formatação do texto, considerando as normas estabelecidas pela publicação, e a qualidade de conteúdos como título (clareza, concisão e coerência com o conteúdo do texto), resumo (síntese do conteúdo, salientando objetivos, referencial teórico e/ou metodologia, e resultados), palavras-chave (como descritores de conteúdo), qualidade da tradução do resumo e das palavras-chave.

Ao final da avaliação os pareceristas devem emitir seu parecer sobre o artigo submetido com uma das seguintes recomendações ao Editor:

  1. Aprovado para publicação sem alterações
  2. Recomendado para publicação com sugestão de alterações
  3. Recomendado para publicação desde que feitas as alterações exigidas
  4. Não recomendado para publicação

Em todos esses quatro casos os pareceres devem ser circunstanciados. As recomendações ou exigências de alterações mencionadas nas categorias B e C devem ser justificadas com ampla consistência na argumentação e na análise dos resultados da pesquisa, não bastando emitir opiniões genéricas ou superficiais.  Especialmente no caso D, solicita-se ao avaliador uma necessária fundamentação para a recusa, baseada nos tópicos de avaliação 1 a 4.

Periodicidade

Semestral (junho e dezembro)

Política de Acesso Livre

Seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico proporciona maior democratização do conhecimento, esta é uma revista de acesso aberto. Seu conteúdo está disponível gratuitamente, sem ônus para os usuários ou suas instituições. Os usuários estão autorizados a ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar e vincular os materiais publicados - ou, ainda, usá-los para qualquer outra finalidade legal - sem pedir permissão prévia ao editor ou ao autor. Essa prática está de acordo com a definição de acesso aberto da BOAI.  

Gratuidade

A Musica Theorica não cobra quaisquer taxas pela submissão e publicação de artigos ou pelo acesso a suas publicações.