Narratividade e intertextualidade nas paráfrases operísticas de Franz Liszt (1811–1886) sobre as óperas de Vincenzo Bellini (1801–1835)

Autores

  • Thiago Plaça Teixeira Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.52930/mt.v7i1.237

Resumo

O presente artigo trata da relação de Liszt com a Ópera Italiana do século XIX e propõe um modelo analítico para uma abordagem de suas paráfrases operísticas para piano. Toma-se como parâmetros teóricos: (1) as categorias de intertextualidade musical identificadas em diferentes musicólogos; (2) as tipologias temáticas identificadas por Grabócz nas obras pianísticas de Liszt; e (3) o conceito de narratividade em sua relação com a estruturação da forma musical. Aplicando-se tais premissas a um estudo de caso específico, a fantasia de Liszt sobre La Sonnambula de Bellini, procurou-se mostrar a utilidade de tal abordagem dentro do processo de entendimento da obra para fins de performance.

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Publicado

2022-12-03

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Artigos