Programa, tonalidade e deformação da forma sonata nos poemas sinfônicos de Leopoldo Miguéz

Autores

  • Norton Dudeque Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.52930/mt.v6i2.185

Resumo

O objetivo deste texto é abordar a forma sonata e suas particularidades nos três poemas sinfônicos de Leopoldo Miguéz (1850–1902). Cada uma dessas obras apresenta uma abordagem diferente do discurso retórico musical da forma sonata e uma “deformação” específica da forma. O modelo normativo da forma sonata a ser considerado é apresentado por Hepokoski e Darcy (2006) e, comparando cada uma das obras de Miguéz com este modelo, podemos identificar sua abordagem da forma. Além disso, características da prática composicional tonal e temática da música alemã do final do século XIX, como o complexo de tônicas-duplas e transformação temática, podem ser observadas nessas obras, o que sugere que Miguéz estava consciente e voluntariamente adotou tais procedimentos em sua música.

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Publicado

2022-06-17

Edição

Seção

Artigos