Expressividade na teoria de Mathis Lussy: dinâmica e agógica em performances violonísticas

Autores

  • Felipe Augusto Vieira da Silva UNESPAR-FAP
  • Rodolfo Coelho de Souza USP

DOI:

https://doi.org/10.52930/mt.v3i2.90

Resumo

o trabalho tem como objetivo abordar alguns dos principais conceitos da teoria dos acentos de Mathis Lussy a partir de uma perspectiva contemporânea. A primeira parte do texto trata dos fundamentos da teoria lussyana relacionados à natureza epistemológica da expressão, à busca por uma teoria da expressividade e à união entre teoria e performance musical. A segunda parte consiste na análise da obra Adelita, de Tárrega, utilizando os princípios lussyanos de análise da expressividade musical. Como fonte de dados recorremos à partitura da obra e a performances registradas em áudio. Os resultados indicam a proximidade entre os métodos de Lussy e as abordagens contemporâneas de pesquisas sobre expressividade musical. Desse modo, o estudo da obra de Lussy demonstra que ele foi um pioneiro da linha de pesquisa hoje chamada de musicologia empírica.

Referências

Blum, David. 1980. Casals and the Art of Interpretation. Los Angeles: University of California Press.

Brendel, Alfred. 1990. Music Sounded Out. New York: Robson Books.

Caplin, William. 2008. Theories of Musical Rhythm in the Eighteenth and Nineteenth Centuries. In: The Cambridge History of Western music theory, p. 657-694. Cambridge: Cambridge University Press.

Clarke, Eric; Cook, Nicholas (eds.). 2004. Empirical musicology: Aims, Methods, Prospects. New York: Oxford University Press.

Curwen, Spencer. 1878. On the Laws of Musical Expression, as Formulated by Lussy in His “Traité de l’Expression Musicale’. In: Royal Music Association, 4th session, p. 27-48. England: Taylor & Francis.

Dogantan-Dack, Mine. 2002. Mathis Lussy: A pioneer in studies of expressive performance. Bern: Peter Lange.

__________________. 2012. Phrasing the Very Life of Music: Performing the Music and Nineteenth-century Performance Theory. In: Nineteenth-century music review, p. 7-30. Cambridge: Cambridge University Press.

Fabian, D.; Timmers, R.; Schubert, E. 2014. Expressiveness in Music Performance: Empirical Aproaches Across Styles and Cultures. Oxford: Oxford University Press.

Freire, Sérgio, et al. 2012. O Som Plaqué no Violão: Aspectos Qualitativos e Quantitativos em Situação Musical. In: IV Seminário Música Ciência Tecnologia. p. 125-132.

Gabrielsson, Alf. 1987. The Theme from Mozart’s Piano Sonata in A major K.331: a Comparison of Five Performances. In: Action and Perception in Rhythm and Music, p. 81-103. Stockholm: Royal Swedish Academy of Music.

Huray, Peter; Day, James. 1981. Music and Aesthetics in the Eighteenth and Early-Nineteenth Centuries. London: Cambridge University Press.

Huron, David. 2006. Sweet Anticipation: Music and the Psychology of Expectation. Cambridge, MA: MIT Press.

Kayath, Marcelo. 1993. Guitar Favourites. 1 CD. UK: IMP Classics.

Lussy, Mathis. 1874. Traité de l’Expression Musicale: Accents, Nuances et Mouvements dans la Musique Vocal et Instrumentale. Paris: Berger-Levrault & Heugel.

_____. 1882. Musical Expression: Accents, Nuances, and Tempo, in Vocal and Instrumental Music. London: Novello&Ewer.

_____. 1883. Le Rythme Musical: son Origine, sa Fonction et son Accentuation. Paris: Heugel.

_____. 1885. Die Correlation zwischen Takt und Rhythmus. Vierteljahsschrift für Musikwissenschaft. Leipzig: Breitkopf und Härtel.

_____. 1903. L’Anacrouse dans la Musique Moderne. Paris: Heugel.

_____. 1912. La Sonate Pathétique de L. Van Beethoven, op.13: Rythmée at Annotée par Mathis Lussy. Paris: Costallat.

Repp, Bruno. 1990. Patterns of Expressive Timing in Performances of a Beethoven Minuet by Nineteen Famous Pianists. Journal of the Acoustical Society of America, v. 88, n.2, p. 622-641.

_____. 1992. A Constraint on the Expressive Timing of Melodic Gesture: Evidence from Performance and Aesthetic Judgment. Music Perception, n. 10, p. 221-242.

Rothstein, William. 1989. Phrase Rhythm in Tonal Music. New York: Schimer.

Russel, David. 1991. Francisco Tárrega: Integral de Guitarra. 2 CDs. Spain: Opera Tres.

Schenker, Heinrich. 2000. The Art of Performance. (Ed. Heribert Esser) ou A Arte da Performance (trad. Irene Schreier); (Original: Die Kunst des Vortrag). Oxford: Oxford University Press.

Segóvia, Andrés. 1956. Masters of the Guitar: Compositions of Sor and Tárrega. 1LP. USA: Decca.

Silva, Felipe A. V. 2017. A Lógica e o Processo da Escuta Riemanniana. In: Anais do 13º Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, Curitiba, p. 220-228.

Todd, Neil. 1985. A Model of Expressive Timing in Tonal Music. Music Perception, v.3, n.1, p. 33-58.

Downloads

Publicado

2019-05-01

Edição

Seção

Artigos