Ecos de Messiaen em Almeida Prado: Estudo de Caso no 4o Movimento das Cartas Celestes XV

Autores

  • Aleyson Scopel Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Ana Paula da Matta Machado Avvad Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.52930/mt.v2i2.51

Resumo

O presente trabalho mostra a influência de Messiaen presente na obra de Almeida Prado (1943-2010), através de um estudo de caso do quarto movimento das Cartas Celestes XV (2009) – Constelação da Ave do Paraíso (Avis Indica), para piano. Compostas por 18 obras, das quais 15 para piano, as Cartas Celestes são consideradas pelo próprio compositor uma das obras mais importantes de sua carreira e um ponto de reflexão sobre a evolução de sua escrita. Segundo o próprio testemunho do compositor brasileiro, a influência de Messiaen (1908-1979), um de seus professores em Paris, na sua produção musical, está presente na noção de autonomia do ritmo e no alargamento do espaço sonoro, visando a produção e a organização formal da sonoridade colorida. A fascinação pelos pássaros também é compartilhada por ambos compositores e representa a temática central do movimento Constelação da Ave do Paraíso (Avis Indica).

Referências

Almeida Prado, José Antônio Rezende de. 1985. Cartas Celestes: Uma Uranografia Sonora Geradora de Novos Processos Composicionais. Tese de Doutorado na UNICAMP.

_______________. 2009. Cartas Celestes XV para piano: O Universo em Expansão. São Paulo: manuscrito da partitura para piano, (34 p.).

Gandelman, Salomea & Cohen, Sara. 2006a. Cartilha rítmica para piano de Almeida Prado. Rio de Janeiro: Petrobras.

_______________. 2006b. Tempo fixo e tempo livre na “Cartilha rítmica para piano” de Almeida Prado. In: Anais do XVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM), em Brasília.

Grosso, Hideraldo. 1997. Os Prelúdios para Piano de Almeida Prado: Fundamentos para Uma Interpretação. Dissertação de Mestrado na UFRGS.

Gazzaneo, Paulo Ricardo. 2011. Trio Marítimo de Almeida Prado: subsídios para interpretação. Dissertação de Mestrado na UNICAMP.

Gubernikoff, Carole. 1995. Três compositores brasileiros nos anos 70 e 80: Rodolfo Caesar, Gilberto Mendes e Almeida Prado (relato). In: Anais do VIII Encontro Nacional da ANPPOM, em João Pessoa.

Guigue, Didier. 2000. Sobre a estética sonora de Messiaen. In: Revista Opus No7, p. 20-33.

Salles, Paulo de Tarso. 2005. Aberturas e impasses: O pós-modernismo na música e seus reflexos no Brasil – 1970-1980. São Paulo: Editora Unesp.

Taffarello, Tadeu Moraes. 2010. O percurso da intersecção Olivier Messiaen – Almeida Prado: Momentos, La Fauvette des Jardins e Cartas Celestes. Tese de Doutorado na UNICAMP.

White, Mel. 2012. Paradise Found. National Geographic Magazine, Official Journal of the National Geographic Society, Vol. 222 no 6, p. 70.

Downloads

Publicado

2018-05-09

Edição

Seção

Artigos