A Intenção Nacionalista na Canção de Câmera: Toada P’ra Você de Oscar Lorenzo Fernandez

Autores

  • Achille Picchi UNESP - Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.52930/mt.v2i1.37

Resumo

Este artigo trata da canção de câmera Toada P’ra Você op.56, de Oscar Lorenzo Fernandez, uma das essenciais canções de câmera do repertório brasileiro. Propõe uma análise musical, textual e texto-música, do pianismo e da vocalidade, metodologia original decalcada de muitas fontes e sintetizada há muitos anos de pesquisa por este pesquisador, sobre a canção de câmera nacional. Chega a alguns pontos de reflexão sobre as relações texto-música e realização da canção e sua respectiva interpretação.

Referências

Andrade, Mário de. 1962. Ensaio Sobre a Música Brasileira. São Paulo: Livraria Martins Editora.

Azevedo, Luis Heitor Correa de. 1947. La música en Brasil. In: Cuadernos Americanos. México, ano VI, vol. XXXIII, maio-junho, p.271.

Azevedo, Luis Heitor Correa de. 1948. Canções Brasileiras. In: Brasil Cultural, Porto, ano II, agosto, p.10-15.

Derrida, Jacques. 2008. Gramatologia. São Paulo: Perspectiva.

Hobsbawn, Eric e Ranger (org.). 1997. A Invenção das Tradições. Celina Cardim Cavalcante (trad.). 2ªed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Mariz, Vasco. 2002. A canção brasileira. 5ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira/INL/Pró-memória.

Pádua, Mônica Pedrosa. 2009. Imagens de brasilidade nas canções de câmera de Lorenzo Fernandez: uma abordagem semiológica das articulações entre música e poesia. Tese de Doutoramento. Faculdade de Letras da UFMG, Belo Horizonte.

Picchi, Achille G. 1996. Mário Metaprofessor de Andrade. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação da USP, São Paulo.

Picchi, Achille G. 2010. As “Serestas” de Heitor Villa-Lobos: um estudo de análise, texto-música e pianismo para uma interpretação. Tese de Doutoramento. Instituto de Artes da UNICAMP, Campinas.

Picchi, Achille G. 2011. O tratamento motívico dos ostinati nas Serestas de Heitor Villa-Lobos. Anais do XXI Congresso da ANPPOM.

Picchi, Achille G. 2012. Por uma metodologia de análise da canção de câmera. Anais do Enim, Lisboa, p.121.

Searle, John R. 1985. Expression and Meaning: Studies in the Theory of Speech Acts. Cambridge: Cambridge University Press.

Schoenberg, Arnold. 1996. Fundamentos da Composição Musical. São Paulo: EDUSP.

Squeff, Enio & Wisnik, José Miguel. 1982. O nacional e o popular na cultura brasileira: Música. São Paulo: Martins Fontes.

Tavares, Hênio. 2002. Teoria Literária. Belo Horizonte: Itatiaia.

Ygayara, Susana C. 1997. Oscar Lorenzo Fernandez. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, nº42, p.72.

Downloads

Publicado

2018-01-10

Edição

Seção

Artigos