Análise musical da Suíte Imperial de Clarisse Leite para violão a partir de técnicas analíticas de John Rink

a intersecção entre análise e performance na construção interpretativa

Autores

  • Thaís Nascimento Oliveira UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.52930/mt.v7i2.182

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise musical da obra Suíte Imperial da compositora paulista Clarisse Leite (1917–2003) a partir das seis técnicas analíticas propostas por John Rink (2002) em Analysis and (or?) performance?, com a concepção de intersecção entre análise e performance. Segundo Rink (2002), interpretar necessariamente implica em decisões, sendo a/o intérprete também analista ao expressar música na sua prática. Desta forma, temos como objetivo demonstrar contribuições da análise musical para a construção de performance, a partir da proposta que intersecciona análise prescritiva e descritiva (Rink 2002, p. 37), isto é, da partitura da obra junto às decisões interpretativas da performance construída com a análise. Praticamos as técnicas analíticas propostas pelo autor, através de recursos como tabelas, gráficos e renotações, descrevendo suas implicações na prática interpretativa e o que derivou da própria prática musical. Por meio desse trabalho, foi possível construir performances da obra a partir desse processo analítico-interpretativo e de demais procedimentos investigativos complementares que implicam nas concepções de sentido: informações da obra e da compositora, entrevista com violonista da dedicatória, intérpretes e editores, acesso à partitura manuscrita e  editada, e questões relativas à própria escolha de repertório que originou o presente trabalho, como a contextualização da produção de mulheres compositoras para violão a partir das contribuições de reflexões sobre música e gênero e análise histórico-estilística.

Biografia do Autor

Thaís Nascimento Oliveira, UFRGS

Thaís Nascimento Oliveira (thaismusica.nascimento@gmail.com) é Licenciada, Bacharela e Mestra em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pós-graduada em Filosofia Contemporânea pela IMED, Thaís Nascimento (Porto Alegre/RS, 1994–) é professora de música, violonista, pesquisadora e compositora, integrando, atualmente, o quadro técnico efetivo da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem experiência como professora em diversos espaços como escolas de educação básica, projetos sociais, no Instituto Federal e na universidade. Interpreta repertório para violão solo de compositores de vários países do período renascentista ao atual. Pesquisa sobre repertório de mulheres compositoras para violão e diversos instrumentos, realizando publicações, projetos e performances com obras originais e arranjos próprios. Participa de congressos e tem publicações nas áreas de Performance Musical, Estética e Filosofia da Música, Educação Musical e realiza palestras e aulas sobre Repertório de compositoras para violão e Música e Gênero. Lançou o disco Expressivas – Mulheres Compositoras para Violão (2021) e é uma das diretoras e fundadoras da AIVIC - Associação Internacional de Violonistas Compositoras, junto a Ximena Matamoros (Universidad de Chile) e Laura Campanér (São Paulo).

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Publicado

2023-03-01

Edição

Seção

Artigos