Análise da orquestração de Villa-Lobos para a obra Oração ao Diabo de Nepomuceno

Autores

  • Juliano Lima Lucas Instituto Federal de Goiás/Universidade de São Paulo
  • Rodolfo Coelho de Souza

DOI:

https://doi.org/10.52930/mt.v5i1.151

Resumo

Este artigo discute as estratégias de Heitor Villa-Lobos na orquestração da canção Oração ao Diabo, de Alberto Nepomuceno. Após uma análise descritiva, procurou-se relacionar os estilos e as características idiomáticas dos dois compositores observadas na orquestração desta peça para canto e piano. Comparando-se as idiossincrasias da orquestração de Villa-Lobos nesta peça, com o estilo de Nepomuceno em outras obras orquestrais, é possível inferir que Villa-Lobos não buscou reproduzir o estilo de orquestração de Nepomuceno. Não obstante, também não se reconhece a plena autonomia do estilo maduro villa-lobiano. Prevalece um certo grau de neutralidade acadêmica que nos permite identificar a escolha de soluções universais e formalistas por parte de Villa-Lobos. Isto contrasta com as avaliações costumeiras de que ele foi um orquestrador exótico que desdenhava das técnicas aprendidas no estudo acadêmico.

Palavras-chave: Nepomuceno. Villa-Lobos. Orquestração.

Biografia do Autor

Juliano Lima Lucas, Instituto Federal de Goiás/Universidade de São Paulo

Juliano Lima Lucas (julianolimalucas@usp.br) é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Atualmente está no programa de Doutorado na Universidade de São Paulo, sob a orientação de Rodolfo Coelho de Souza, pesquisando a obra orquestral de Cláudio Santoro. Fez Mestrado em Música pela Universidade Federal de Goiás (2011), Graduação em Música (Composição) pela Universidade Federal de Goiás (2007) e Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás (2000). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Composição Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: técnica de orquestração, análise, simetria e assimetria na música. 

Rodolfo Coelho de Souza

Rodolfo Nogueira Coelho de Souza (rcoelho@usp.br) é professor Titular do Departamento de Música da Universidade de São Paulo, vinculado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Atua como orientador de doutorado na Pós-Graduação em Música da Escola de Comunicações e Artes da USP. De 2000 a 2005 foi Professor do Departamento de Artes da UFPR. Graduou-se em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1976), fez Mestrado em Musicologia na ECA-USP (1994) e Doutorado em Composição Musical na University of Texas at Austin (2000). Em 2009 realizou pesquisas de pós-doutorado na University of Texas at Austin com E. Antokoletz e R. Pinkston. Atua nas áreas de Composição Musical, Tecnologia da Música e Musicologia Analítica. Foi coordenador do Lacomus - Laboratório de Computação Musical da UFPR (2001-2004) e atualmente é coordenador do Lateam - Laboratório de Teoria e Análise Musical do DM-FFCLRP-USP. É presidente da TeMA - Associação Brasileira de Teoria e Análise Musica para os biênios 2019-22. Foi editor do periódico Musica Theorica entre 2019 e 2020. Entre suas composições musicais destacam-se: O Livro dos Sons (2010) para orquestra e sons eletrônicos, Concerto para Computador e Orquestra (2000) e Tristes Trópicos (1991). É bolsista de Produtividade em Pesquisa PQ2 do CNPq.

Downloads

Publicado

2021-04-27

Edição

Seção

Artigos