O wagnerismo de Alberto Nepomuceno e sua evolução na canção de câmara

Autores

  • João Vicente Vidal Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Na historiografia musical brasileira, grande destaque foi dado ao papel de Alberto Nepomuceno no processo de formação de uma canção de câmara “brasileira”, cantada em português e de caráter nacionalista. Pouca atenção se deu, porém, ao papel do wagnerismo do compositor neste mesmo processo. Articulando uma contextualização histórica do fenômeno à apreciação analítica de uma amostra da produção do compositor, o estudo procura evidenciar sua compreensão e emprego de “categorias” wagnerianas de composição musical entre os anos de 1894 e 1901. Em perspectiva histórica e comparativa, culminando com um exame mais detido da canção vernacular Turqueza op. 26 n. 1, torna-se possível delinear aspectos gerais e específicos do wagnerismo de Nepomuceno, englobando três diferentes “soluções” do compositor para o problema do Lied wagnerista de sua época.

Palavras-chave: Nepomuceno; wagnerismo; canção de câmara

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Publicado

2020-09-23

Edição

Seção

Artigos