Análise do som em Dots de Norman McLaren
DOI:
https://doi.org/10.52930/mt.v4i2.120Resumo
Este trabalho analisa as relações som-imagem no curta-metragem de animação Dots (1940, dir. Norman McLaren) a partir da descrição espectromorfológica de seus objetos sonoros. Usamos aqui a proposta de notação gráfica de Thoresen (2007), baseada nas categorias tipomorfológicas de Schaeffer (1966). Norman McLaren (1914–1987) foi um cineasta Escocês-Canadense que dedicou grande parte de sua carreira ao campo da animação experimental. Desenvolveu diversas técnicas de produção cinematográfica, dentre as quais destacamos seus procedimentos de sonorização sintética através da intervenção direta na película entre as décadas de 1940 e 1970. Categorizamos o trabalho de som sintético de McLaren entre som desenhado, som riscado e som animado e descrevemos suas características sonoras com o apoio de espectrogramas.Referências
Chion, Michel. 1994. Audio-Vision. Nova York: Columbia University Press.
Chion, Michel. 2009. Film, A Sound Art. Nova York: Columbia University Press.
Dobson, Terence. 2006. The Film-work of Norman McLaren. Bloomington: Indiana University Press.
James, Richard S. 1986. Avant-Garde Sound-on-Film Techniques and Their Relationship to Electro-Acoustic Music. In: The Musical Quarterly, Vol. 72, No. 1, Oxford University Press.
Menc: The National Association for Music Education. 1968. The Handwritten Sound Track. In: Music Educators Journal, Vol. 55, No. 3, Nov., Sage Publications, Inc. p. 114.
Mclaren, Norman. 1976. Animated Sound on Film. In: Russet, R.; Starr, C. (Org.). Experimental Animation: An Illustrated Anthology. Nova York: Van Nostrand Reinhold, p. 166–169.
McWilliams, Donald (org.). 1991. Norman McLaren on the Creative Process. Montreal: National Film Board of Canada.
Russett, Robert; Starr, Cecile (org.). 1976. Experimental Animation: An Illustrated Anthology. Nova York: Van Nostrand Reinhold.
Smalley, Denis. 1997. Spectromorphology: explaining sound-shapes. In: Organised Sound 2(2), p. 107–126.
Thoresen, Lasse. 2007. Spectromorphological analysis of sound objects: an adaptation of Pierre Schaeffer’s typomorphology. In: Organised Sound 12(2): 129–141. Cambridge University Press.
Thoresen, Lasse. 2015. Aural Sonology: Emergent Musical Forms. Disponível em: www.auralsonology.com/the-signs/chapter-4-spectromorphology. Acesso em: 2020-01-09.
Weis, Elisabeth; Belton, John (org.). 1985. Film Sound: Theory and Practice. Nova York: Columbia University Press.